
O Aeroporto Internacional de Cuiabá inaugurou em junho o Core Inteligência Integrada, centro operacional que utiliza inteligência artificial para ampliar segurança e eficiência. A concessionária Centro-Oeste Airports (Coa) anunciou nesta terça-feira (29) que o sistema monitora em tempo real aeronaves, veículos e pessoas, além de gerenciar crises e emergências.
Desenvolvido pelo grupo Socicam em parceria com a Sinart, o Core usa machine learning e Internet das Coisas para identificar movimentos atípicos. O sistema alerta operadores apenas sobre eventos críticos, eliminando a necessidade de vigilância contínua das câmeras e acelerando a resposta a incidentes.
As informações são exibidas em painel de LED, o que permite decisões rápidas e precisas. Segundo Marco Antônio Campos Gomes, superintendente do Aeroporto Marechal Rondon, o sistema eleva a segurança operacional e protege contra interferências ilícitas. “Permite antecipar ações diante de comportamentos anormais, beneficiando safety e security”, disse.
Marco Antônio Migliorini, diretor-presidente da Coa, afirmou que o Core aumenta a confiabilidade das operações. “O aeroporto ganha em segurança e eficiência, tornando-se mais atrativo para negócios”, afirmou. Danilo Franzin, gerente de Inovações da Socicam, destacou que a tecnologia pode funcionar como Centro de Operações Aeroportuárias e Centro de Monitoramento Eletrônico.
A concessionária pretende expandir o uso do Core para os aeroportos de Alta Floresta, Sinop e Rondonópolis. A centralização tecnológica visa aprimorar a gestão e a resposta operacional em toda a rede sob administração da Coa.