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Aviação / Turismo em Dados

Aeroportos brasileiros registram 95% de pontualidade na Operação Fim de Ano

Curitiba - Aeroporto Afonso Pena (Divulgação/Portal da Copa)

Aeroporto Afonso Pena, em Curitiba, foi o mais pontual

A pontualidade foi regra nos principais aeroportos brasileiros durante as festas de fim de ano. O relatório final da Operação Fim de Ano 2019/2020, concluído nesta semana pelo Ministério da Infraestrutura, mostrou que os 16 terminais monitorados registraram aproximadamente 95% (94,85%) de pontualidade no período.

O resultado é acima da meta de 85% estipulada pela Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero). Os dados foram fornecidos pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e operadores aeroportuários e tem como base o período de 16 de dezembro de 2019 10 de janeiro de 2020.

Na alta temporada 2018/2019, o percentual de atrasos em partidas e chegadas foi de 11,61%. Na atual, o número caiu para 5,15% na média dos 16 aeroportos monitorados. Os percentuais mais baixos de atrasos foram registrados em Curitiba (1,52%) e Brasília (1,86%). Os aeroportos internacionais de Guarulhos, em São Paulo, e do Galeão, no Rio de Janeiro, por sua vez, tiveram o percentual mais alto de atrasos: 8,78% e 6,80, respectivamente.

Satisfação do passageiro

Já o índice de satisfação geral dos passageiros com os aeroportos foi de 4,46, em média, numa escala de 1 (“muito ruim”) a 5 (“muito bom”). “A cada ano, temos acompanhado a evolução das operações, da estrutura e dos serviços nos aeroportos brasileiros, que estão entre os mais pontuais do mundo”, avalia o secretário Nacional de Aviação Civil do Ministério da Infraestrutura, Ronei Glanzmann.

Os 16 aeroportos monitorados representam 75% do fluxo total de passageiros no país. Entre eles estão Belém, Campo Grande, Guarulhos, Congonhas, Viracopos, Galeão, Santos Dumont, Brasília, Confins, Porto Alegre, Recife, Salvador, Curitiba, Manaus, Fortaleza e Vitória.

“Foram 22 dias de reforço nos serviços para atender à alta demanda do período, em um procedimento padrão acordado e alinhado anualmente entre setor público e iniciativa privada. Além de definir compromissos e responsabilidades respectivas dos aeroportos e companhias aéreas para o período, o regime especial de funcionamento teve por objetivo manter o índice médio de atrasos e de decolagens abaixo de 15%. A meta foi atingida com folga com os 5,15% de atraso médio na alta temporada 2019/2020”, afirmou o Ministério da Infraestrutura.

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