A Air Canada anunciou um lucro operacional de CAD$270 milhões no terceiro trimestre de 2011, que em comparação com o lucro operacional de CAD$306 milhões no terceiro trimestre de 2010, representa uma redução de CAD$36 milhões. Lucros anteriores aos juros, impostos, depreciação, amortização e dano, e aluguéis de aeronaves (EBITDAR) no valor de CAD$535 milhões tiveram uma queda de CAD$45 milhões a partir do mesmo trimestre de 2010. O lucro líquido por ação diluída, ajustado para eliminar o impacto do câmbio, foi de CAD$0,55 centavos no terceiro trimestre de 2011 em comparação com CAD$0,70 centavos no terceiro trimestre de 2010.
“Apesar do aumento de 47% no preço de combustíveis ano a ano, nosso lucro operacional reflete a abordagem disciplinada para o gerenciamento de capacidade e desenvolvimento de ativos, que resultou em um load factor recorde de 85% para o trimestre. Isso, combinando com nosso produto líder da indústria, levou a um forte desempenho da receita e ao crescimento do yield no trimestre,” disse Calin Rovinescu, presidente e CEO da Air Canada.
O presidente afirmou que a meta de CAD$530 milhões em benefícios sustentáveis anuais foi alcançada através do Programa de Transformação de Custos. Para ele, a transformação de custos e a melhoria contínua são uma das prioridades da companhia, que buscará apoiar a redução de custos unitários. Ele ainda destacou a redução da dívida líquida ajustada em cerca de CAD$500 milhões, se comparado com 30 de setembro de 2010.
Sobre os planos, Rovinescu comentou, “Para o restante deste ano e no próximo vamos manter o foco em nossas quatro prioridades: 1) alavancar nossa rede internacional, mantendo uma abordagem disciplinada para o crescimento; 2) melhorar a nossa estrutura de custos, combater o déficit de previdência e aumentar a geração de receitas; 3) focar nos passageiros e produtos da classe Premium; e 4) continuar a promover mudanças positivas para a nossa cultura. Vamos continuar a gerenciar a capacidade de forma cautelosa daqui para frente, dado o atual ambiente econômico e, portanto, estamos planejando para o sistema ASM, crescimento da capacidade não mais do que 1,5% em 2012”.
No caso de uma desaceleração econômica prolongada, que afete a demanda de viagens, nossa frota nos proporcionaria a flexibilidade de ajustar a capacidade conforme necessário para atenuar o impacto negativo. Também vamos continuar a avaliar oportunidades de participação no segmento de baixo custo do mercado, desde que possamos fazer isso de forma sustentável e sobre uma base que seja realmente de baixo custo.
Para outras informações sobre os arquivos públicos divulgados pela Air Canada, veja o website da Air Canada – aircanada.com ou do Sedar – www.sedar.com .