Câmbio:

Idiomas:

Air Canada e ITA Airways fecham codeshare e ampliam voos entre mais de 30 rotas com conexão

Foto de Ana Azevedo

Ana Azevedo

Publicado - 14/07/2025 - 15:39

MontagemME Air Canada e ITA Airways fecham codeshare e ampliam voos entre mais de 30 rotas com conexão
Voos da Air Canada e da ITA terão códigos compartilhados a partir de 21 de julho nas novas rotas (Montagem/M&E)

A Air Canada e a ITA Airways anunciaram nesta segunda-feira (14), em Montreal e Roma, um novo acordo de codeshare que passa a valer em 21 de julho de 2025. A parceria permitirá conexões com apenas uma parada entre Canadá, Itália e outros destinos na África, Oriente Médio, Estados Unidos e Europa, com mais de 30 novos itinerários disponíveis para venda a partir de hoje.

O acordo prevê que a Air Canada inclua seu código (AC) em voos da ITA partindo de Roma-Fiumicino para cinco cidades italianas — Lamezia Terme, Palermo, Catania, Florença e Bari — além de destinos como Cairo, Túnis, Argel (sujeitos à aprovação regulatória), Tirana e Tel Aviv (temporariamente suspenso). Em contrapartida, a ITA aplicará o código AZ em voos da Air Canada com origem em Toronto para cidades canadenses como Montreal, Ottawa, Vancouver, Edmonton, Calgary e St. John’s, além de conexões para Boston, Orlando, Dallas e Fort Lauderdale, nos Estados Unidos.

O vice-presidente executivo da Air Canada, Mark Galardo, destacou que o novo codeshare complementa a malha da companhia no país europeu e fortalece as sinergias com a ITA. “Estamos desenvolvendo uma base sólida para uma relação de longo prazo entre as duas companhias aéreas de bandeira”, afirmou.

A CEO da ITA Airways, Joerg Eberhart, afirmou que a parceria é estratégica para o crescimento da aérea e facilita o deslocamento de passageiros de origem italiana residentes no Canadá e nos EUA. “Ela melhora a conectividade entre Itália e América do Norte, nosso principal mercado fora da Itália, e oferece acesso à excelência do Made in Italy”, disse.

O acordo ocorre em meio ao processo de adesão da ITA Airways à Star Alliance, que deve ser concluído até o início de 2026. Até lá, as companhias trabalham na integração dos programas de fidelidade, com acúmulo e resgate de milhas entre as duas redes.

A parceria expande a presença da Air Canada na Itália, onde a companhia opera até 39 voos semanais neste verão do Hemisfério Norte, com mais de 13 mil assentos. Em maio, a empresa inaugurou a rota Montreal-Nápoles, somando quatro conexões diretas entre os dois países: Roma, Milão, Veneza e agora Nápoles. Passageiros também contam com conexões ferroviárias intermodais via Trenitalia, atingindo até 30 destinos adicionais dentro da Itália.

A ITA Airways, por sua vez, opera 59 destinos em 2025, incluindo 16 intercontinentais, e voos sazonais para ilhas do Mediterrâneo como Ibiza, Rodes e Lampedusa. A companhia também mantém acordos de codeshare com cinco empresas do grupo Lufthansa, o que amplia seu alcance em mais de 100 rotas internacionais.