A Air France aposentou recentemente e discretamente seu último A340, após 23 anos ininterruptos de operação do modelo. A devida aposentadoria do A340 marca o fim das operações de aeronaves de quatro motores, após a companhia também ter retirado da frota, no começo deste ano, por conta da pandemia de Covid-19, todos os seus A380s. O último voo ocorreu no dia 12 de outubro, operado pela subsidiária Joon, de Paris para Istambul.
Antes do início da crise, a Air France ainda planejava usá-los neste último verão para destinos na África (Accra, Ouagadougou, Bangui, Yaoundé). A saída antecipada da frota de quatro A340s com as cores de Joon já tinha sido anunciada pela Air France em maio, no mesmo momento do anúncio da despedida do B747. A Air France, que lançou as operações com o modelo ao lado da rival Lufthansa, operou mais de 30 rotas ao longo de sua história.
Aujourd’hui, sans tambour, ni trompette, le dernier #Airbus #A340 a quitté, la flotte du groupe #AirFrance pour un convoyage vers une nouvelle carrière. Près de 30 ans de bons et loyaux services. Que de souvenirs grâce aux #spotters et de plaisirs aux commandes cet avion #AvGeek pic.twitter.com/hXQVxQNEbV
— Franck MARCEAU (@franck_marceau) October 12, 2020