
A Airbus pode ter encontrado uma rápida resposta para os possíveis planos da rival Boeing de lançar uma nova aeronave comercial de passageiros de médio porte (NMA – New Midzise Airplane), já até apelidada de B797. A fabricante francesa está considerado a possibilidade de lançar uma nova versão do A321, que comportaria de 200 a 270 passageiros e seria chamada de A321XLR.
O A321XLR nasceria com a capacidade de carregar mais combustível e com mais alcance do que o A321LR. Uma vez confirmado o desenvolvimento da nova aeronave, a Airbus gastaria centenas de bilhões de dólares nos próximos 20 anos. É por conta disso que a fabricante francesa já começou a consultar seus clientes, com preferência para os que já possuem aeronaves da família A321, para chegar se o A321XLR faria sucesso.
Com o lançamento da nova aeronave, a Airbus também daria uma bela “alfinetada” na rival norte-americana, que ainda não se decidiu se comprará a ideia de desenvolver uma nova família de aeronaves de médio porte. Isto porque a expectativa é que o XLR tenha como mira as companhias estadunidenses, que sempre lidaram com este “gap” na indústria após o sucesso do B767 por tanto tempo.
Fonte: Reuters