Quem não conhece a famosa baleia da Airbus? Uma aeronave de carga gigante capaz de transportar até 47 toneladas, e que impressiona muitos por conta do seu formato para lá de “mamífero”. Essa aeronave é a grande responsável pelo transporte, principalmente, de grandes peças de aeronaves, e é conhecida no mundo da aviação como A300-600ST.
O Beluga, como é conhecido, foi projetado para substituir os antigos Super Guppy da Aero Spacelines, aeronave do mesmo estilo, cargueiro, e que transportou toneladas de produtos até meados da década de 1990. Agora, é a vez do novo Beluga XL MSN001 começa a ser composto.
A300-600ST ganhará um novo irmão
E o primeiro passo da Airbus para a criação de um novo modelo Beluga já foi bem sucecido, uma vez que o primeiro corte da parte de trás da fuselagem foi um sucesso alcançado esta semana, nas instalações da Airbus na Espanha. Este passo apenas pavimenta o caminho para levar a aeronave a linha de montagem final até 2017. O MSN001 será, portanto, o primeiro Beluga XL a voar.
A fuselagem traseira produzida pela Aernnova será a primeira parte a ser entregue a linha de montagem final do Beluga em Tolouse, na França. O Beluga XL, como é conhecido, deve entrar em operação em meados de 2019. O mais novo modelo cargueiro da fabricante europeia de aeronaves foi lançado em novembro de 2014 com o objetivo de suprir as necessidades de transporte de peças de aeronaves, principalmente, de modelos que cresceram substancialmente no backlog da empresa, como o A350 XWB.