Quem tem a coragem de perguntar se o ano foi difícil para a Airbus? Difícil é acreditar que a fabricante européia de aeronaves, com base em Tolouse, na França, até o mês de dezembro já recebeu mais de 1000 ordens de compra para novas aeronaves, de diferentes clientes, baseados em continentes distintos.
As últimas responsáveis pela Airbus atingir e ultrapassar este marco histórico são a Korean Air e a Spring Airlines, companhias aéreas que formalmente assinaram um contrato para receber mais 30 novas aeronaves modelo A321neo, e mais 60 do modelo A320neo, respectivamente.
Se contarmos as atividades fechadas até novembro, as encomendas de novas aeronaves Airbus tinham chegado a 1.007 nos primeiros onze meses do ano. Entre as últimas companhias a realizarem novos investimentos em aeronaves da Airbus, a EasyJet e VietJet juntas realizaram uma encomenda de 30 aeronaves da família A320.
A Iberia e a Aer Lingus, ambas pertencentes ao Grupo IAG, também foram as compras ao encomendarem mais 19 aeronaves, entre elas quatro A330, enquanto a TAP fechava um negócio para receber 53 aeronaves, sendo 14 A330-900neos e 39 aeronaves de corredor único, como o A321neo.
Até dezembro, a Airbus já tinha entregue 10 A350s e 24 unidades do A380 (superjumbo). A expectativa da companhia é fechar o ano com 556 aeronaves entregues, o que ultrapassaria as 554 aeronaves entregues em 2014. Em meio a este número, também está o A350 XWB da TAM, o primeiro da frota da companhia brasileira que já está a caminho do Brasil.