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Aviação

Airbus lança A321XLR capaz de operar voos diretos entre Brasil e EUA

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As entregas do modelo que tem 15% a mais de eficiência, quando comparado com o irmão A321LR, começam já em 2023

A Airbus lançou nesta segunda-feira (17) o A321XLR, considerada a aeronave single-aisle (corredor único) com o maior alcance de toda a história. A mais recente evolução da família neo chega com a capacidade de percorrer até 4,7 mil milhas náuticas (8.704km), trazendo um novo nicho de oportunidades para empresas low-costs que operam apenas aeronaves narrowbodies. O A321XLR chega queimando 30% a menos de combustível por assento.

O lançamento da aeronave é uma resposta rápida da fabricante francesa ao mercado de companhias aéreas de baixo custo (low-costs), que operam aeronaves de corredor único em rotas internacionais e intercontinentais. Agora a Airbus coloca a aeronave ao lado de outros grandes widebodies em rotas internacionais de longa distância. A investida da fabricante francesa já era esperada, como divulgado pelo M&E no último mês de fevereiro.

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Gráfico mostrar poder de alcance da aeronave

As entregas do modelo que tem 15% a mais de eficiência, quando comparado com o irmão A321LR, começam já em 2023. Com isso será possível, por exemplo, operar rotas de Índia para Europa, bem como as tradicionais rotas ligando os continentes da América e Europa. Outro destaque é a possibilidade de operar voos diretos de Miami, nos EUA, a Buenos Aires, na Argentina, ou até mesmo, de São Paulo para Nova York.

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Lançamento da aeronave é uma resposta rápida da fabricante francesa ao mercado de companhias aéreas de baixo custo (low-costs)

Para os passageiros, a Airbus promete uma aeronave de corredor único com o conforto de aeronave grande ao introduzir a Airspace ao A321CLR. Para as companhias aéreas, a fabricante francesa criou uma aeronave que fosse mais parecida o possível com o A321LR e com o A320neo, introduzindo apenas pequenas mudanças para dar ao A321 o tom de Xtra Long Range com o aumento de receita por carga útil, como um modificado trem de pouso para aumentar o MTOW (Maximum Take-Off Weight) e um maior tanque para armazenar mais combustível.

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