Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Serviços / Turismo em Dados

Alta do custo de vida em São Paulo é puxada pelo preço das passagens aéreas

Aeroporto Internacional de Brasília-297

Para a FecomercioSP, entretanto, o preço das passagens não deve continuar pressionado nos próximos meses

O Custo de Vida por Classe Social (CVCS) na região metropolitana de São Paulo aumentou 1,06% em julho, aponta indicador da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O percentual é a maior variação para o mês desde 2011, quando o levantamento começou a ser feito.

A alta foi puxada especialmente pelo preço das passagens aéreas, que tiveram aumento de 42,67%, associada ao aumento da demanda nas férias escolares. Para a FecomercioSP, entretanto, o preço das passagens não deve continuar pressionado nos próximos meses.

O aumento médio do preço dos combustíveis foi de 4,21%. Já o grupo dos alimentos trouxe alívio para quem vive na região metropolitana de São Paulo, com variação negativa de 0,54%. No acumulado de 12 meses, no entanto, o grupo tem alta de 10,86%.

“A previsão da FecomercioSP é que a pressão nos preços continue por causa da questão climática, que vai afetar a produção de energia. Além disso, há a alta das commodities [produtos primários com cotação no mercado internacional], que impacta custos e preços dos alimentos e dos combustíveis”, diz nota divulgada pela entidade.

Fonte: Agência Brasil

Receba nossas newsletters