Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

América Latina é a primeira região do mundo a superar os níveis de tráfego aéreo pré-pandemia

passageiro aeroporto felipe menezes inframerica América Latina é a primeira região do mundo a superar os níveis de tráfego aéreo pré-pandemia

A estimativa é de que o ano de 2024 na América Latina e Caribe siga esta tendência positiva, com a previsão de 759 milhões de passageiros, o equivalente a 10,5% a mais do que em 2019 (Divulgação/Inframerica)

O volume de passageiros aéreos na América Latina e Caribe deve atingir 708 milhões até o fim de 2023, exatos 3% a mais do que em 2019, de acordo com dados do Conselho Internacional de Aeroportos na América Latina e Caribe (ACI-LAC). O levantamento revela ainda que região foi a que apresentou a mais rápida recuperação depois da pandemia e a que primeiro supera o volume de tráfego aéreo de 2019 (55% dos aeroportos da região já ultrapassaram os níveis pré-pandemia).

Os destaques foram México e Colômbia, com crescimento de 17% e 5% respectivamente. A estimativa é de que o ano de 2024 na América Latina e Caribe siga esta tendência positiva, com a previsão de 759 milhões de passageiros, o equivalente a 10,5% a mais do que em 2019.

GLOBAL – Em relação ao tráfego aéreo global, a previsão é de que até o fim do ano o volume de passageiros atinja 8,6 bilhões, o que representa 94,2% dos níveis de 2019. Espera-se ainda que 2024 seja um marco na recuperação do tráfego global, com 9,4 bilhões de passageiros, superando, enfim, os níveis de 2019. Este resultado deverá ser impulsionado pelo tráfego doméstico, que estima-se que ultrapasse 2019 no ano que vem. Já a previsão para que o tráfego internacional supere 2019 é 2025.

Rumo à meta Net Zero em 2050

ACI atingiu em 2023 o marco histórico de mais de 500 aeroportos em todo o mundo que comprometem-se a reduzir ativamente suas emissões diretas de CO2 no âmbito do programa ACI Airport Carbon Accreditation. Na América Latina e Caribe, estão certificados atualmente 72 aeroportos em 20 países e territórios. O

ACI Airport Carbon Accreditation é o único programa global de certificação para o gerenciamento de carbono aprovado para aeroportos e cumpre o papel fundamental de impulsionar a indústria aeroportuária rumo ao compromisso setorial de zerar suas emissões de carbono até 2050. O programa avalia e reconhece de forma independente os esforços dos aeroportos para gerenciar e reduzir suas emissões de carbono por meio de 6 níveis de certificação.

Receba nossas newsletters