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Aviação

América Latina é considerada região chave para combustível sustentável de aviação

Conferencia ALTA Costa Rica América Latina é considerada região chave para combustível sustentável de aviação

Fernando Naranjo, diretor-geral de Aviação Civil da Costa Rica (DGAC), Juan Manuel Quesada, presidente executivo da Recope, Manuel Otero, diretor-geral do IICA, Alberto López, gerente geral do Instituto de Turismo da Costa Rica (ICT), e José Ricardo Botelho, diretor executivo e CEO da Alta (Divulgação)

A América Latina e o Caribe (LAC) são vistos como uma região chave e sua agricultura desempenha um papel preponderante no desenvolvimento de combustíveis de aviação sustentáveis. Nas Américas, a indústria pode produzir entre 115 e 120 milhões de metros cúbicos de etanol e possui fábricas para produzir a matéria-prima necessária para os biocombustíveis.

Essa foi a conclusão de mais de uma centena de autoridades, especialistas e líderes da indústria de transporte aéreo que estiveram reunidos na sede do Instituto de Cooperação para a Agricultura (IICA), na Costa Rica. A Conferência sobre Combustíveis e Meio Ambiente foi promovida pela Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta), que também participa da Cúpula Pan-Americana de Biocombustíveis Líquidos, realizada pela IICA.

“Nosso continente tem bastante óleos vegetais, gorduras animais, açúcares, amidos, álcoois e material lignocelulósico, além de uma grande quantidade de biomassa que pode ser transformada em combustível de aviação sustentável”, afirmou o diretor-geral do IICA, Manuel Otero. “O IICA está pronto para construir pontes com a indústria da aviação regional e impulsionar a inovação nesta área, onde a agricultura nas Américas tem um grande potencial”, acrescentou Otero.

José Ricardo Botelho, CEO da Alta, disse que a competitividade é mais do que nunca uma tarefa urgente para que a indústria da aviação seja neutra em carbono até 2050. “A agenda de mudanças climáticas da indústria aeronáutica deve ser a mesma dos governos da região, por isso a definição de políticas público-privadas surge da integração de todos os setores envolvidos”, ressaltou Botelho, que se referiu também à necessidade de aumentar a sustentabilidade do setor aéreo por meio do uso de combustíveis sustentáveis ​​e a redução de custos.

A Conferência e Cúpula Pan-Americana são um passo inicial para avançar na construção de uma aliança nas Américas para promover o desenvolvimento de combustíveis sustentáveis. “Para alcançar este objetivo, a indústria do transporte aéreo está se comprometendo com várias medidas que vão desde o desenvolvimento de novas tecnologias, melhoria da infraestrutura e operações, até a captura e compensação de carbono”, disse o especialista internacional em biocombustíveis do IICA, Augustin Torroba.

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