Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Turismo em Dados

América Latina sofre ‘colapso’ de 91% na conectividade, diz Iata

Viajar para a Europa pode sair mais em conta do que se imagina

Viajar para a Europa pode sair mais em conta do que se imagina

Dados divulgados pela Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) revelam que a crise da Covid-19 causou um impacto devastador na conectividade internacional, mudando o ranking das cidades mais conectadas do mundo. De acordo com a Iata, a América Latina, por exemplo, “sofreu um colapso de 91% na conectividade”. Na ocasião, México e Chile acabaram tendo um desempenho melhor do que os outros países mais conectados.

Londres, a cidade mais conectada do mundo em setembro de 2019, teve queda de 67% na conectividade. Em setembro de 2020, ocupava a oitava posição. Já Xangai agora é a cidade com melhor conectividade, seguida pelas três cidades mais conectadas da China: Pequim, Guangzhou e Chengdu. Nova York (queda de 66% na conectividade), Tóquio (-65%), Bangkok (-81%), Hong Kong (-81%) e Seul (-69%) saíram do ranking das 10 mais conectadas.

Nova York (queda de 66% na conectividade), Tóquio (-65%), Bangkok (-81%), Hong Kong (-81%) e Seul (-69%) saíram do ranking das 10 cidades mais conectadas

De acordo com a Iata, “o estudo revela que agora as cidades com grande número de conexões domésticas dominam o ranking, reforçando a interrupção da conectividade internacional”. Por região, a África sofreu queda de 93% na conectividade. A Ásia-Pacífico teve queda de 76%. A Europa recuou 93% e os países do Oriente Médio tiveram queda de 88% na conectividade. Já a conectividade da América do Norte diminuiu 73%.

“A mudança significativa no ranking de conectividade mostra como as conexões ao redor do mundo foram reordenadas nos últimos meses. Em um curto período, retrocedemos um século de progresso na conexão das pessoas e dos mercados. A lição que devemos tirar deste estudo é a necessidade urgente de reconstruir a rede global de transporte aéreo”, disse Sebastian Mikosz, vice-presidente sênior de relações externas da Iata.

Receba nossas newsletters