Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades

American Airlines aposenta icônica frota de McDonnell Douglas MD-80s

Fim de uma Era: A American se despede do Super 80

Fim de uma era: American se despede do Super 80

A American Airlines aposentou o último dos seus McDonnell Douglas MD-80. O American Flight 80, o voo final do MD-80 da American, decolou de DFW pela última vez às 9h com destino ao Aeroporto Internacional O’Hare, em Chicago. Depois, o avião foi transferido para Roswell para se juntar aos outros 26 MD-80s que também estão se aposentando. Também conhecido como Super 80, a aeronave pertenceu a frota ao longo dos anos 80 e além.

A era Super 80 começou na American em maio de 1983 com três aeronaves operando para seis cidades – Dallas-Fort Worth (DFW); Detroit (DTW); Nova York/La Guardia (LGA); Memphis, Tennessee (MEM); Nashville, Tennessee (BNA); e Ontário, Califórnia (ONT). Quando foi introduzido, o MD-80 era um dos aviões comerciais com menor consumo de combustível.

A American foi a primeira das grandes companhias aéreas com sede nos EUA a introduzir a aeronave em sua frota e, em 2003, operava 362 dessas emblemáticas aeronaves, representando aproximadamente um terço de todos os MD-80 já produzidos pela McDonnell Douglas. A aposentadoria do MD-80 marca portanto o fim de uma era da história da American.

Receba nossas newsletters