
A American Airlines reafirmou seu apoio à reestruturação financeira da Azul e destacou a importância de sua malha aérea no Brasil como peça-chave na estratégia de expansão na América do Sul. Em comunicado oficial, Stephen Johnson, Vice-Chair e Chief Strategy Officer da companhia norte-americana, disse estar confiante de que o plano da Azul “será extremamente positivo para o mercado de aviação brasileiro e para os viajantes dentro, de e para o Brasil”.
A American, que atua na América Latina desde 1942 e voa para 14 destinos na região, aposta na complementaridade entre as malhas de suas parceiras Azul, Gol e JetSMART para ampliar as opções de conectividade entre as Américas. Segundo Johnson, essa sinergia permitirá aos clientes “mais uma opção única de viagem e ainda mais conectividade no Brasil e em toda a América do Sul”.
A American também fez questão de reforçar sua parceria de longa data com a Gol, destacando a robustez do programa de fidelidade integrado entre as duas companhias. “Juntos, criamos o maior programa conjunto de fidelidade das Américas”, afirmou Johnson, referindo-se à união do AAdvantage® da American com o Smiles da Gol. A parceria oferece acesso a 230 destinos nos Estados Unidos e mais de 75 na América do Sul, com benefícios recíprocos para passageiros frequentes.
Ao apoiar simultaneamente Azul e Gol, a American sinaliza uma estratégia centrada em múltiplas alianças para garantir maior alcance e competitividade no mercado aéreo latino-americano, um movimento que pode influenciar o redesenho de parcerias comerciais na região.