Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

ANA adquire 8,8% da Vietnam Airlines e ganha assento no Conselho

Além de comemorar os 100 mil voos realizados pela frota de B787 Dreamliner, a All Nippon Airways assinou um memorando no início desta terça-feira (12) para se tornar sócia minoritária da Vietnam Airlines. O documento comprova a aquisição de 8,8% das ações da Vietnam Airlines no valor de US$ 108 milhões, que ajudará diretamente as duas companhias a tirar vantagens do tráfego aéreo entre Japão, Vietnã, Camboja, Laos e Myanmar.

O negócio, que ainda está sujeito a aprovação de ambos os países, vai colocar o Grupo ANA sentado no Conselho Administrativo da Vietnam Airlines. Além disso, a All Nippon Airways dará toda a assistência a companhia com o know-how necessário para o gerenciamento e suporte dos serviços e operações de qualidade. A expectativa é que tudo seja fechado até o segundo trimestre deste ano.

É bom lembrar que as duas companhias participam de alianças aéreas diferentes, com a ANA fazendo parte da Star Alliance e a Vietnam Airlines jogando no time da SkyTeam. Além disso, embora a participação acionária seja concluída, no documento não está nenhuma menção de qualquer acordo de codeshare ou interline entre as companhias.

Os 8,8% de participação é bem menor do que os 20% que a Vietnam Airlines estava buscando vender a algum investidor estratégico. Em novembro de 2015, a companhia aérea já tinha vendido 49 milhões de papéis acionários para dois investidores institucionais e 1.575 investidores privados, o que representou cerca de 3,5% do share.

Receba nossas newsletters