Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Anac lança guia para orientar participação das prefeituras no desenvolvimento dos aeroportos

aeroporto recife Anac lança guia para orientar participação das prefeituras no desenvolvimento dos aeroportos

O foco principal é permitir que as prefeituras compreendam e incorporem as diretrizes e dados contidos no material em seus próprios instrumentos de planejamento (Divulgação/Ascom Recife)

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou um Guia de Boas Práticas – A Participação das Prefeituras no Desenvolvimento dos Aeroportos Brasileiros, um documento voltado para as administrações municipais, visando orientar sobre o ambiente legal e regulatório relacionado ao transporte aéreo e o papel desempenhado pelas autoridades aeronáuticas.

O foco principal é permitir que as prefeituras compreendam e incorporem as diretrizes e dados contidos no material em seus próprios instrumentos de planejamento. Além disso, o documento destaca a importância da interação entre aeroportos, municípios e comunidades locais, promovendo um gerenciamento contínuo das necessidades de cada segmento.

O guia, além de fornecer informações detalhadas, destaca os principais instrumentos de planejamento considerados essenciais para a operação e desenvolvimento aeroportuário das cidades. O guia serve ainda como referência para planejamento da infraestrutura aeroportuária, bem como para o marco regulatório da aviação civil, delineando papéis e responsabilidades dos entes públicos e privados envolvidos.

O guia destaca o transporte aéreo como um elemento catalisador para o desenvolvimento das cidades, potencializando a geração de negócios, empregos e serviços. Contudo, a construção e o desenvolvimento de instalações aeroportuárias exigem uma participação ativa do poder público local alinhado ao planejamento urbano, considerando fatores como ruído aeronáutico e ocupação do solo nas áreas próximas aos terminais aeroportuários

A coordenação entre as prefeituras e os operadores aeroportuários visa garantir um desenvolvimento harmônico, proporcionando um atendimento eficaz e seguro às necessidades dos usuários do transporte aéreo. As ações cooperativas entre o poder público local e os aeroportos visam ainda a minimizar os impactos nas comunidades do entorno, assegurando um desenvolvimento equilibrado.

Receba nossas newsletters