
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou nesta sexta-feira (25) que o preço médio do bilhete aéreo comercializado no mercado doméstico em 2021 foi de R$ 494,01, a maior alta acumulada para um ano desde 2008. E entre as três principais aéreas brasileiras, que transportaram 98,4% de passageiros durante 2021 no mercado doméstico, a Latam foi a empresa com o menor percentual de aumento no bilhete comercializado (+12,4%).
A Gol, por sua vez, foi a empresa com maior percentual de aumento no bilhete comercializado, com alta de 25,9%, seguida pela Azul Linhas Aéreas. No entanto, de janeiro a dezembro do ano passado, a Azul foi a companhia que apresentou o maior valor médio do ticket aéreo, de R$ 562,66. Gol e Latam vieram em seguida, com média de R$ 481,76 e R$ 444,90, respectivamente.

A Anac lembra que a inflação acumulada em 12 meses, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi de 10,06% em 2021, percentual superior ao centro da meta estipulada pelo Banco Central do Brasil, previsto em 3,75%.