
Novas diretrizes para a realização de exames práticos de pilotos, bem como para atuação e credenciamento de examinadores, foram aprovadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A mudança visa estabelecer critérios de qualidade para a realização dos exames práticos de pilotos, cumprimento das diferentes fases do exame, informações acerca de procedimentos para notificação de aprovação ou reprovação de candidatos e condutas esperadas dos examinadores.
As diretrizes se aplicam a todos os exames práticos para pilotos: para concessão de Licenças ou Certificados previstos no Regulamento Brasileiro da Aviação Civil – RBAC nº 61; para concessão ou revalidação de habilitações previstos no RBAC nº 61; para qualificação de instrutor de voo; e para credenciamento de examinador autorizado a realizar os exames previstos nos tópicos anteriores.
Para mais informações, acesse a página Pilotos no portal da Anac. Nela, tem informações sobre requisitos por categoria, treinamento de tipo, proficiência linguística, guia de orientações para pilotos e, também, sobre o exame prático.