Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

As 12 megatendências que transformarão o cenário de viagens até 2033

unnamed1 8 As 12 megatendências que transformarão o cenário de viagens até 2033

Com a chegada da inteligência artificial (IA) generativa em 2023, por exemplo, a tecnologia chegou ao topo das agendas de aeroportos e companhias aéreas (Divulgação)

As principais conclusões do relatório atualizado “Meet the Megatrends” da Sita, que destaca o cenário de inovação em rápida mudança do setor, revelaram as 12 tendências tecnológicas, sociais, turísticas e econômicas emergentes que transformarão significativamente o cenário de viagens até 2033.

Com a chegada da inteligência artificial (IA) generativa em 2023, por exemplo, a tecnologia chegou ao topo das agendas de aeroportos e companhias aéreas, sendo que 97% delas planejam desenvolver a tecnologia, o que desviou totalmente os holofotes do Metaverso, que era o foco para 2022. Da mesma forma, a Mobilidade Aérea Urbana (Urban Air Mobility, UAM, em inglês) tem

Embora algumas megatendências de 2022 tenham testemunhado um rápido crescimento nos últimos 12 meses, outras também continuaram se desenvolvendo, como as viagens digitais, com o surgimento de identidades digitais. De acordo com o relatório Air Transport IT Insights da Sita de 2023, 82% das companhias aéreas usarão tecnologias de identidade digital habilitadas para biometria para embarque até o final de 2026, enquanto outras 67% confirmaram o uso de token único e 50% de token sem toque.

Novos dados mostram que 86% das companhias aéreas estão colaborando com parceiros de inovação para fazer avanços em IA, machine learning (ML) e visão computacional, sendo que 39% delas já implementaram projetos, enquanto outras 47% confirmaram planos até o final de 2026. Apenas 3% das companhias aéreas declararam não ter planos de investir em tecnologias de IA. Em comparação, 97% confirmaram grandes programas de pesquisa e desenvolvimento (P&D). Analisando os aeroportos, 16% deles já usam IA e ML para melhorar a tomada de decisões e outros 51% confirmaram planos de implementar essas soluções até 2026.

A rápida evolução da UAM

O aumento da demanda por rotas de curto alcance, os avanços em baterias e sistemas de propulsão elétrica e os esforços crescentes para reduzir a pegada de carbono e os custos operacionais da aviação contribuíram para o impressionante crescimento do setor de transporte UAM em 2023. Em breve, será possível usar o ar em vez da estrada em Paris: um serviço de táxi aéreo elétrico está sendo planejado e poderá ser lançado durante os Jogos Olímpicos de 2024.

As companhias aéreas demonstram maior interesse em UAM, com 32% confirmando programas importantes e P&D em serviços e implantação de infraestrutura, ao passo que 33% delas investem em tecnologias de integração VTOL (Vertical Take-Off and Landing – Decolagem e Pouso Vertical, em tradução livre) para operações aéreas. Os serviços e a infraestrutura de UAM estão decolando para os aeroportos, com 32% confirmando os principais programas e P&D nessa frente. Além disso, 57% dos aeroportos confirmaram programas importantes e planos de P&D para integrar sistemas de transporte intermodal.

“Este é um momento empolgante para as viagens, com novas tecnologias transformando a setor a níveis nunca vistos. Embora a IA seja um exemplo importante disso, é encorajador ver outras inovações, como UAM, viagens digitais e viagens intermodais, também ganhando ritmo”, afirmou Patrik Svensson Gillstedt, VP Sênior de Estratégia e Capacitação para o Crescimento da Sita.

Receba nossas newsletters