Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Forum Conectividade

Aviação mundial pode transportar 8,2 bilhões de passageiros em 2037, diz Iata

unnamed

Previsão da Iata relacionada aos 10 maiores mercados da aviação comercial no mundo revela mudança de posições até 2037 (Divulgação/IATA)

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) apresentou as tendências para o transporte aéreo até 2037. De acordo com as estimativas, o número pode dobrar e atingir 8,2 bilhões de passageiros daqui a 20 anos. No entanto, a Iata alerta que as perspectivas de crescimento do transporte aéreo e os benefícios econômicos da aviação podem sofrer um impacto negativo caso os governos implementem medidas protecionistas.

A mais recente atualização da previsão de passageiros aéreos para os próximos 20 anos da IATA (20-Year Air Passenger Forecast) mostra que os maiores mercados do setor estão mudando para a região Oriental, resultado do forte crescimento contínuo. Nas próximas duas décadas, a previsão calcula a taxa de crescimento anual composta (CAGR) de 3,5%, o que dobrará o número de passageiros na comparação com os níveis atuais.

“A aviação está crescendo e isso gera grandes benefícios para o mundo. O dobro de passageiros aéreos nos próximos 20 anos pode garantir 100 milhões de empregos no mundo todo. Dois aspectos importantes se destacam na previsão deste ano. Primeiro, vemos uma mudança geográfica do tráfego aéreo mundial para o Oriente. Segundo, prevemos um impacto negativo considerável no crescimento e nos benefícios da aviação se forem implementadas medidas protecionistas rigorosas e restritivas”, disse Alexandre de Juniac, CEO da Iata.

A América Latina apresentará CAGR de 3,6%, transportando 371 milhões de novos passageiros anuais e atendendo ao total de 731 milhões de passageiros. Já a região Ásia-Pacífico apresentará o maior crescimento entre todas as regiões, com mais da metade do total de novos passageiros nos próximos 20 anos provenientes destes mercados. O crescimento é resultado de uma combinação de crescimento econômico robusto contínuo, maior renda familiar e perfil demográfico e populacional favorável.

Em meados da década de 2020, a China será o maior mercado de aviação do mundo, posição atualmente ocupada pelos EUA e determinada pelo tráfego doméstico e internacional. A Iata informa que o reequilíbrio da economia chinesa e o aumento do consumo promoverá uma forte demanda de passageiros no longo prazo.

Em aproximadamente 2024, a Índia assumirá o 3º lugar, depois dos Estados Unidos e à frente do Reino Unido. A Indonésia, por sua vez, deve apresentar um desempenho de destaque – subindo do 10º maior mercado de aviação do mundo em 2017 para a 4º posição em 2030. Por fim, a Tailândia deverá entrar no grupo dos 10 principais mercados em 2030, substituindo a Itália, que deve sair do Top 10.

Destaques

  • China: 1 bilhão de novos passageiros, total de 1,6 bilhão
  • Estados Unidos: 481 milhões de novos passageiros, total de 1,3 bilhão.
  • Índia: 414 milhões de novos passageiros, total de 572 milhões.
  • Indonésia: 282 milhões de novos passageiros, total de 411 milhões.
  • Tailândia: 116 milhões de novos passageiros, total de 214 milhões.
Receba nossas newsletters