Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Tecnologia

Azul amplia uso de Inteligência Artificial para otimizar o tempo das aeronaves em solo

IA na Azul9 Azul amplia uso de Inteligência Artificial para otimizar o tempo das aeronaves em solo

A WeSafer On-Time Performance, em uso desde março deste ano, aprimorou operações, monitorando mais de dez processos durante o tempo em que a aeronave está em solo (Divulgação)

A Azul ampliou o uso da Inteligência Artificial (IA) no Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP). A partir do monitoramento que envolve 40 câmeras em 20 portões, um aumento de 53% em relação a quantidade anterior, o objetivo é melhorar a eficiência operacional, minimizar o tempo de aeronaves em solo e consequentmeente maximizar a sua utilização no ar.

A WeSafer On-Time Performance, em uso desde março deste ano, aprimorou operações, monitorando mais de dez processos durante o tempo em que a aeronave está em solo, otimizando a acoplagem do finger. A Azul já conseguiu identificar o momento exato em que a conexão é feita com a aeronave, podendo assim melhorar os processos, agilizando inclusive no desembarque. Outro processo monitorado é a chegada do balizador (profissional conhecido como sinalizador de solo).

“O monitoramento manual foi substituído por controle automatizado, integrando câmeras, networking, IA e soluções em nuvem para gerenciamento contínuo dos processos, garantindo segurança e reduzindo despesas”, destaca Daniel Tkacz, vice-presidente de Operações da Azul. “O aumento da eficiência nos ciclos de preparação entre um pouso e a próxima decolagem eleva a utilização das aeronaves”, complementa Tkacz.

De forma automática, a solução garante o gerenciamento contínuo do desempenho dos processos, 24 horas por dia, sete dias por semana, permitindo que os colaboradores se concentrem em tarefas de maior valor. A utilização dessa ferramenta visa melhorar os processos realizados abaixo da asa, quando a aeronave está embarcando ou desembarcando Clientes.

Receba nossas newsletters