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Aviação

Azul celebra dois anos de operação de seu hangar em Campinas

Hangar da Azul em Campinas_4

O hanga tem hoje cerca de 360 tripulantes que atuam em três linhas de manutenção ativas:

A Azul celebra dois anos de operação de seu hangar em Campinas, ao lado do aeroporto de Viracopos, principal centro de operação da companhia aérea no país. O complexo de manutenção conta com 35 mil m², espaço que comporta até oito aeronaves A320neo ou duas A330 de uma só vez, e já realizou 300 mil horas de serviços em manutenção de aeronaves, mais de 145 mil tarefas efetivadas e  quase 200 checks realizados.

O hanga tem hoje cerca de 360 tripulantes que atuam em três linhas de manutenção ativas: duas responsáveis pelos checks completos nas aeronaves A320, A321 e A330 (NEO/CEO), e outra dedicada à instalação de wi-fi e Tv a bordo nas aeronaves, serviços que antes eram realizados fora do Brasil. As linhas de manutenção, por sua vez, atuam em duas frentes: a manutenção pesada que acontece dentro de um período de tempo calendário, horas voadas e pousos, e as paradas especiais.

Nestes dois anos, foram realizados 227 minor checks e 50 heavy checks, e 32 instalações de Wi-Fi e TV ao vivo dentro das instalações do centro de manutenção, somando mais de 300 mil horas de serviços. Com a capacitação técnica das equipes, o tempo de parada para a instalação de Wi-Fi, por exemplo, caiu de 15 para apenas 8 dias, promovendo 42 dias de disponibilidade de aeronave na malha.

Com a internalização dos serviços e otimização dos processos, o hangar gerou uma economia de cerca de R$ 200 milhões apenas nos dois primeiros anos de operação.

O complexo atualmente ampliou a capacidade de atendimento. “Uma das novidades é que nos capacitamos para a remoção e instalação dos trens de pouso principal e de nariz do A330 e estamos certificados pela Anac para a realização do heavy check das frotas CEO e NEO do A330”, conta Flavio Costa, vice-presidente Técnico da Azul. “Para a realização dessa primeira tarefa, as aeronaves da Azul precisavam se deslocar até a França, gerando um custo muito alto para a companhia. A partir de agora, esse serviço passa a ser realizado dentro de casa pelos nossos AzulTecs”, complementa.

Além das linhas de manutenção, o hangar também conta com sete oficinas já atuantes para reparos estruturais, de interiores, pintura, ensaios não destrutivos, de rodas e freios, bateria e motores. Outras estão em desenvolvimento – de oxigênio, equipamentos de emergência, usinagem e tratamento térmico, trem de pouso e aviônicos – e devem passar a funcionar ainda nos próximos meses.

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