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Aviação

Azul e Gol anunciam codeshare envolvendo rotas no Brasil e programas de fidelidade

Aviao Azul e Gol 1Credito Eric Ribeiro Azul e Gol anunciam codeshare envolvendo rotas no Brasil e programas de fidelidade

Juntas, as companhias possuem cerca de 1,5 mil decolagens diárias. O acordo, portanto, vai criar mais de 2,7 mil oportunidades de viagens com apenas uma conexão (Eric Ribeiro/M&E)

As companhias aéreas Azul e Gol acabam de anunciar um acordo de cooperação comercial que vai conectar as suas malhas aéreas no Brasil por meio de um codeshare. A parceria inclui as rotas domésticas exclusivas, ou seja, aquelas operadas por uma das duas empresas e não a outra. Juntas, as companhias possuem cerca de 1,5 mil decolagens diárias. O acordo, portanto, vai criar mais de 2,7 mil oportunidades de viagens com apenas uma conexão.

O acordo envolve também os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare.

“Esse acordo vai trazer enormes benefícios para os nossos clientes. Ambas as companhias têm uma história de desenvolvimento da aviação no Brasil, focadas na excelência no atendimento ao Cliente. Com a malha altamente conectada da Azul servindo a maioria das cidades no Brasil e a forte presença da Gol nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos Clientes a mais ampla gama de opções de viagem”, disse Abhi Shah, presidente da Azul.

“Com a malha altamente conectada da Azul servindo a maioria das cidades no Brasil e a forte presença da Gol nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos Clientes a mais ampla gama de opções de viagem” – presidente da Azul.

Os consumidores poderão se beneficiar dessa parceria comercial a partir do final de junho, quando a oferta estará disponível nos canais de vendas de ambas as empresas. Os clientes terão à disposição também centenas de novas rotas domésticas, além de oportunidades mais convenientes de conexão, por exemplo: de Brasília para Tabatinga, com uma curta parada em Manaus; ou partir do Rio de Janeiro e chegar a Marabá com uma parada em Belém.

“Este acordo de codeshare vai proporcionar aos clientes acesso a ainda mais opções para viajar pelo nosso país” – presidente da Gol.

“A Gol e a Azul sempre estiveram comprometidas em expandir o mercado de aviação brasileiro. Este acordo de codeshare vai proporcionar aos clientes acesso a ainda mais opções para viajar pelo nosso país. A Gol já oferece mais de 60 acordos comerciais diferentes com muitas companhias aéreas parceiras globais e estamos ansiosos para expandir esse benefício dentro do Brasil também”, disse Celso Ferrer, CEO da Gol.

E A FUSÃO? O acordo acontece num momento em que o mercado especula uma possível aquisição da Gol por parte da Azul, com possíveis avanços importantes nas possíveis negociações. De acordo com uma publicação da Revista Oeste, a administração da Azul já considera a aquisição da Gol como um negócio que está praticamente fechado. Já de acordo com a Bloomberg, a Azul já teria até contratado uma consultoria internacional para ajudar nas negociações.

Vantagens para os clientes

Os clientes poderão pesquisar trechos nacionais exclusivos de uma ou de outra companhia e comprar pelos canais de vendas da Azul e da Gol, encontrando uma possibilidade maior de destinos. As rotas que são operadas por ambas as companhias não entram no codeshare.

Os pontos e milhas referentes aos trechos do codeshare comprados nos canais digitais da outra companhia aérea – por exemplo um voo da Gol comprado no site da Azul – poderão ser acumulados no Azul Fidelidade ou no Smiles, e essa escolha é do Cliente. Isso é válido tanto para voos com conexão quanto para trechos avulsos.

Já o check-in deverá sempre ser feito nos canais digitais ou presencialmente nos balcões nos aeroportos da companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho no caso de voos com conexão, independentemente da companhia que vendeu a passagem. No caso de voos com conexão, o cliente receberá todos os cartões de embarque de sua viagem no check-in.

O despacho de bagagens segue a mesma regra do check-in. Deve ser realizado com a companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho, e serão entregues no destino final, independente de conexão com a outra companhia. Já as facilidades adicionais e itens opcionais, como assentos especiais e bagagens despachadas, além de benefícios de programas de fidelidade e transporte de cargas, mantêm-se sob as regras pré-determinadas por cada companhia e devem ser observadas pelos clientes.

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