
A Azul Linhas Aéreas anunciou uma operação inédita no Aeroporto de Congonhas (SP) para o verão 2025/2026. Pela primeira vez, a companhia converterá 45% dos voos originalmente voltados ao público corporativo em rotas turísticas, com foco no aumento da demanda de lazer durante a alta temporada. Entre 13 de dezembro e 2 de fevereiro, serão cerca de 950 voos extras e mais de 130 mil assentos adicionais partindo do terminal paulistano.
Segundo Beatriz Barbi, gerente sênior de Planejamento de Malha da Azul, a estratégia está sendo encarada como um “projeto-piloto” que poderá ser repetido anualmente. “Nossa expectativa é oferecer mais conveniência para os clientes que querem aproveitar as férias em destinos do Nordeste. Para isso, vamos converter voos destinados ao público de negócios, como de Brasília, Curitiba e Porto Alegre, para o público de lazer”, explicou.
A operação terá impacto significativo em destinos turísticos. João Pessoa (PB) receberá aumento de 600% nas decolagens e 469% na oferta de assentos, enquanto Porto Seguro (BA) terá crescimento semelhante. Já Maceió (AL) contará com aumento de 250% nas partidas e 219% no número de lugares disponíveis.
Além disso, a Azul programou voos diários para Natal (RN) e Fortaleza (CE), além da estreia de rotas sazonais para Foz do Iguaçu (PR), Navegantes (SC), Ilhéus (BA) e Salvador (BA). A malha especial também resultará em um acréscimo de 32 toneladas diárias na capacidade de carga transportada a partir de Congonhas.