Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Azul, Gol e Latam ultrapassam 1 milhão de passageiros em um mês pela primeira vez desde março

O Brasil registrou em outubro a marca de 4,1 milhões de passageiros transportados em voos domésticos. O número representa um crescimento de 34% na comparação com setembro. Mais do que o total, o destaque fica por conta do desempenho individual. Pela primeira vez desde março, todas as três principais companhias aéreas brasileiras, Azul, Gol e Latam, ultrapassaram a marca de 1 milhão de passageiros em voos nacionais em um mês.

Das três, a Gol era a única que já havia ultrapassado a marca. Em setembro, a companhia transportou 1,1 milhão de passageiros. Já em outubro foram 1,5 milhão, 35% a mais. Segunda colocada em passageiros domésticos transportados, a Azul saltou de 948 mil para 1,3 milhão (+37%). Já a Latam foi de 954 mil para 1,1 milhão (+15%).

Passageiros transportados em outurbo

Na comparação com outubro de 2019, no entanto, o total de passageiros ainda é 51,1% menor. O resultado é o pior para um mês de outubro desde 2008. No ano, o país chegou a 34,7 milhões de passageiros transportados.

OFERTA E DEMANDA

A demanda de voos domésticos cresceu 31,3% na comparação com setembro, enquanto a oferta avançou 33,5%. O destaque fica por conta da Azul, que cresceu 41% em oferta e demanda na comparação entre os dois meses. A Gol avançou 34% em demanda e 37% em oferta, enquanto a Latam cresceu aproximadamente 20% em demanda e 23% em oferta.

Na comparação com o ano passado a demanda apresenta queda de quase 45% e a oferta de 41%. Entre as três principais companhias do Brasil, a Azul é a que obteve um resultado mais próximo na comparação com o ano passado. A companhia chegou a 65% da demanda registrada em outubro de 2019. Na sequência vêm Gol, com 59% e Latam com 45%.

MARKET SHARE

Em outubro, a Gol ampliou sua liderança no mercado doméstico, chegando a 39% da demanda do segmento (medida em RPK). A Latam manteve a sua segunda posição, com 30,7%, no entanto viu a diferença diminuir para a Azul, terceira colocada, que chegou a 29,4%.

Market Share do mercado doméstico em outubro

Market Share do mercado doméstico em outubro

 

Receba nossas newsletters