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Aviação / Turismo em Dados

Azul registra o menor número de reclamações no 3T21; desempenho geral tem piora

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No relatório, as três empresas aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros no período (Azul, Gol e Latam) tiveram, juntas, uma queda de desempenho

A Azul obteve o menor índice de reclamações para cada grupo de 100 mil passageiros pagos transportados entre as principais aéreas brasileiras, além de ter obtido os melhores índices de solução (93%) e satisfação (4,3) no Boletim de Monitoramento do Consumidor.gov.br – Transporte Aéreo, com dados de reclamações dos passageiros no 3º trimestre de 2021, divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

No relatório, as três empresas aéreas brasileiras que mais transportaram passageiros no período (Azul, Gol e Latam) tiveram, juntas, uma queda de desempenho, com uma diminuição de 1,21% no índice de solução e de 6,65% no de satisfação, na comparação com os dados do 3º trimestre de 2020. Já o tempo médio de resposta aumentou 41,7% no período. Apenas o índice de reclamações por grupo de 100 mil passageiros apresentou melhora, com redução de 26,42%.b73625d1-fabf-479a-88ab-bad9a7703becForam transportados no período 18.514.854 passageiros pagos no mercado aéreo brasileiro – 156,2% a mais em relação ao mesmo período do ano anterior. O documento apresenta os índices de solução e de satisfação, o tempo médio de resposta das empresas e, também, os principais pontos de reclamação dos passageiros sobre os serviços aéreos, entre outros indicadores. Os dados apresentados são comparados com o mesmo período de 2020.c6b2c3b7-d77d-44b0-9bff-3a4a91d55111Em relação ao tempo médio de resposta de todas as empresas brasileiras na plataforma, em uma escala que pode ir de 0 a 15 dias, a média foi de 4,64. Entre as três principais aéreas brasileiras, o indicador ficou em 4,62. Dentre elas, a Azul se destacou com o menor tempo médio de resposta, da ordem de 4 dias. Por outro lado, a Latam se destacou negativamente com o maior tempo médio de resposta ao passageiro (5,6 dias).ead84772-45ea-4603-99f4-2d3f603ff856Empresas estrangeiras – Entre as empresas estrangeiras que mais transportaram passageiros no período – American Airlines, Air France, Copa Airlines, Qatar Airways, TAP Air Portugal e United Airlines –, os dados foram positivos, com a redução do índice de reclamação em 42,18% e com aumento da resolutividade em 6,78%, e o de satisfação em 8,04%. Já o tempo médio de resposta diminuiu em 4,62%, com média 6,7 dias.

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