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Aviação / Turismo em Dados

Azul retomará 100% da oferta e anunciará nova rota internacional em 2023

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John Rodgerson, CEO da Azul (Eric Ribeiro/M&E)

CAMPINAS – A Azul Linhas Aéreas recebeu, em setembro, o seu primeiro Airbus A350. A segunda unidade da maior aeronave da frota, por sua vez, chegou recentemente e começará a voar já nas primeiras semanas de janeiro. Outras duas aeronaves do mesmo modelo chegarão até o segundo trimestre do ano que vem. Ao todo, a Azul terá um total de 4 A350s, que irão voar para Estados Unidos e Europa, como parte de sua renovação de frota que deve ser finalizado em 2025.

O segundo A350 da Azul, novinho em folha, foi palco para o CEO da Azul, John Rodgerson, e o presidente Abhi Shah, realizarem uma coletiva de imprensa logo após o embarque do voo inaugural do primeiro A350, para Orlando, momento em que a companhia também celebrou seus 14 anos de operação. Com aeronaves mais econômicas e com 80% dos voos internacionais retomados ainda neste ano, Abhi cravou que a Azul fecha 2022 com 27,6 milhões de passageiros transportados, bem perto dos números pré-pandemia.

“Estamos com uma média de 80% de retomada dos voos internacionais, com o início dos voos também, nesta quarta-feira (15), em Manaus e Belém para Fort Lauderdale, além dos voos entre Recife e Flórida, que começam em fevereiro de 2023 com dois voos semanais. Acredito que no primeiro trimestre do ano que vem, já chegaremos a 100% da capacidade internacional que tínhamos antes da pandemia”, disse o presidente da Azul, logo complementado por John. “Se você quer salvar a Amazônia, tem que conectar a Amazônia”.

Abhi Shah, presidente da Azul

Abhi Shah, presidente da Azul (Eric Ribeiro/M&E)

NOVA ROTA – A Azul anunciará um novo destino internacional em 2023. Sem mais detalhes, o presidente da companhia afirmou que a rota será revelada entre abril e maio. Por outro lado, muitos destinos seguem sendo avaliados para receber o A350, justamente pela capacidade e pelo alcance desta aeronave. “Esta é a aeronave mais econômica que existe. Queima quase o mesmo do A330neo, mas carrega 334 passageiros, ao invés de 274, ou seja é mais eficiente e mais confortável para os passageiros”, destacou o CEO.

VANTAGENS DO A350 – O segundo A350 entra em operação agora em janeiro. E nestas rotas, a aeronave assume o lugar do A330neo, com 36 assentos a mais e um payload de 30 toneladas a mais. “É uma aeronave que leva mais carga, mais passageiros e queima a mesma quantidade de combustível. E vamos utilizá-la no nosso maior hub, que é Campinas, enquanto outros hubs, como Recife e Confins, ganham oportunidades para receber outras aeronaves, como o próprio A330neo”, completou.

SETE DIÁRIOS DE VCP – A Azul contará com sete voos diários internacionais a partir de Campinas durante o verão, sendo dois diários para Fort Lauderdale, dois para Orlando e três para Lisboa. Apesar disso, o A350 ainda não foi anunciado para operar Lisboa. John explicou o motivo. “Estamos negociando com o aeroporto para receber esta aeronave, porque faz sentido. É a nossa rota mais longa, então, temos que pensar no combustível e no conforto dos passageiros, com assentos mais largos e compridos”, frisou.

À FRENTE DA CONCORRÊNCIA – De acordo com o presidente Abhi Shah, mais de 80% dos assentos da Azul estarão nas aeronaves mais modernas que existem já a partir de 2023. John Rogderson, por sua vez, disse que a companhia está muito a frente da concorrência. “Vamos terminar nossa renovação em 2025, de cinco a dez anos antes do que nossos concorrentes. Após 14 anos, é algo muito maior do que o sonho de David Neeleman quando tudo começou, graças ao que foi construído até aqui”, finalizou John.

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