Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Azul vende 5% do capital para United e anuncia parceria estratégica

Na home David Neeleman, fundador da Azul, Aqui os executivos das duas companhias durante o anúncio da parceria

Na home David Neeleman, fundador da Azul, Aqui os executivos das duas companhias durante o anúncio da parceria


A Azul Linhas Aéreas e a United Airlines acabaram de anunciar uma parceria estratégica. A aérea norte-americana está investindo cerca de US$ 100 milhões para adquirir 5% de participação da companhia brasileira. O acordo, conforme explicou o fundador da Azul, David Neeleman, une a maior malha do país com a maior malha do mundo e inclui também acordos de codeshare entre as duas empresas, que depende, agora, de autorização das autoridades.

“Não é apenas um investimento, mas uma parceria muito forte. Haverá também uma troca de culturas e uma integração nos programas de fidelidade”, ressaltou o executivo. “Estamos muito animados com este novo capítulo da Azul”, complementou.

O vice-presidente do Conselho de Administração da United, Jim Compton, também ressaltou a abrangência do acordo. Segundo ele, os passageiros das duas companhias terão vantagens, uma vez que a Azul possui a maior malha do Brasil e a United tem mais de 100 destinos no mundo.

“O Brasil é o maior mercado da América Latina e a Azul é a empresa que mais tem destinos no país. Vamos poder oferecer muitas conexões para destinos-chave a partir de Guarulhos. Acreditamos que este investimento vai reforçar a nossa posição de liderança”, disse o vice-presidente de Receitas da United, John Rainey.

Os voos da United já devem entrar no sistema da Azul em breve. Segundo Antonoaldo Neves, presidente da Azul, o sistema já está pronto e passando por testes. “Entre 30 e 45 dias os voos estarão disponíveis”, garantiu.

Neeleman ressaltou que as tratativas para a concretização da parceria durou poucos meses. Segundo ele, os benefícios para as duas empresas são tão grandes, que o acordo foi feito em pouco tempo. “Se fosse apenas um acordo de codeshare, perderíamos um pouco. Trata-se de uma parceria bem mais profunda”, reiterou.

A United opera cerca de 5 mil voos diários em 373 aeroportos em seis continentes. A Azul tem, no Brasil, cerca de 100 destinos, além dos voos para Orlando e Forts Lauderdale, na Flórida.

Fotos: Eric Ribeiro

Receba nossas newsletters