Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Boeing recomenda suspensão de operações de mais de 120 B777s

unitedb777200er

As únicas companhias aéreas que utilizam o B777-200 estão nos Estados Unidos, no Japão e na Coreia do Sul

A Boeing recomendou a suspensão das operações de 128 aviões do modelo 777 que operam com o mesmo motor do B777-200 da United Airlines, que decolou de Denver, no Colorado, com destino a Honolulu, no Havaí, ambos nos Estados Unidos, com 231 passageiros, nesse fim de semana, e logo foi forçado a regressar após o motor direito se incendiar em pleno voo.

“Enquanto a investigação [das autoridades] está em curso, recomendamos suspender as operações dos 69 aviões 777 em serviço e dos 59 em armazém com motores Pratt & Whitney 4000-112”, disse a empresa em comunicado.

O avião aterrissou em segurança no aeroporto de Denver e nenhum dos ocupantes ficou ferido. Mesmo assim, o regulador norte-americano  para a aviação (Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos – FAA) exigiu inspeções urgentes das aeronaves do modelo equipadas com o mesmo tipo de motor.

“Depois de consultar a minha equipe de peritos em segurança aérea, relativamente à falha de motor num avião Boeing 777 em Denver, pedi que emitissem uma diretiva de navegabilidade de emergência que exija inspeções imediatas ou minuciosas de aviões Boeing 777 equipados com alguns motores Pratt & Whitney PW4000”, disse Steve Dickson, da FAA. “Isso significará provavelmente que alguns aviões serão retirados de serviço”, acrescentou.

A United já decidiu retirar de operação os 24 Boeing 777s que utilizam o mesmo motor da aeronave danificada. A Japan Airlines (JAL) e a All Nippon Airways (ANA) anunciaram igualmente a imobilização de 13 e de 19 aviões desse tipo, respectivamente. Segundo órgãos de comunicação norte-americanos, as únicas companhias aéreas que utilizam esse modelo estão nos Estados Unidos, no Japão e na Coreia do Sul.

Fonte: CNN e Agência Brasil

Receba nossas newsletters