Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Brasil / Turismo em Dados

Brasil registra 94,7 milhões de passageiros até novembro; crescimento de 1,57%

Mesmo em ritmo menor, aviação comercial segue crescendo no Brasil

Número abrange viajantes domésticos e internacionais

A demanda por voos domésticos no Brasil avançou 1,57% em novembro em relação ao mesmo mês do ano passado, e a oferta cresceu 2,99% no período. É o que diz os dados da Associação das Empresas Aéreas Brasileiras (Abear). Desde a paralisação das operações da Avianca Brasil, em abril, as companhias já conseguiram repor a capacidade perdida e neste mês o aumento da disponibilidade de transporte já chegou a acontecer em nível superior à procura por parte dos consumidores.

Com o efeito, o fator de aproveitamento das operações viu o primeiro recuo desde fevereiro. Assim, a ocupação dos voos teve baixa de 1,15 ponto percentual, ficando em 82,53% no mês. Foram realizadas pouco mais de 8,1 milhões de viagens aéreas domésticas em novembro, crescimento de 3,05% em relação ao ano anterior – 240 mil passageiros adicionais.

abear 1 - mercado domestico

Mercado Doméstico

ACUMULADO NO ANO – DOMÉSTICO

Já compilados 11 meses de 2019, a demanda doméstica tem crescimento acumulado de 0,71%, para uma oferta ainda 1,24% menor do que há um ano. O crescimento da procura por transporte aéreo ante uma oferta que vai sendo gradualmente igualada leva o fator de aproveitamento a uma alta de 1,60 ponto percentual, alcançando o patamar de 82,63% de ocupação dos voos. Faltando apenas um mês para o fechamento do quadro estatístico do ano, somam aproximadamente 86,4 milhões os passageiros domésticos transportados em 2019, volume 1,56% superior que ao mesmo ponto de 2018 (mais de 1,3 milhão de viajantes adicionais).

abear 2 - mercado domestico

Mercado Doméstico

MERCADO INTERNACIONAL

Para o mercado internacional as estatísticas das associadas Abear são apresentadas juntamente com o agregado das demais companhias brasileiras. Este grupo de empresas representa cerca de 30% das operações aéreas internacionais envolvendo o Brasil. A parcela restante é detida por empresas de bandeira estrangeira.

abear 3 - mercado internacional

Mercado Internacional

A demanda por viagens entre o Brasil e o exterior em novembro apresentou desaquecimento de 8,01% em relação ao mesmo mês de 2018. Em paralelo, a oferta teve contração de 10,06%. O recuo da oferta em nível superior à diminuição da demanda resultou no incremento de 1,87 ponto percentual do fator de aproveitamento das operações, que foi de 83,72% no mês. Apesar do aumento da ocupação dos voos, o volume de passageiros internacionais foi 11,23% inferior do que há um ano, totalizando 664 mil viagens no mês.

abear 4 - mercado internacional

Mercado Internacional

ACUMULADO NO ANO – INTERNACIONAL

De janeiro a novembro, a demanda por transporte aéreo internacional vê crescimento de 1,21%, enquanto a oferta fica 1,16% abaixo do que se via em igual intervalo de 2018. O fator de aproveitamento registra melhoria de 1,98 ponto percentual para 84,37% de ocupação dos voos no período. Somam 8,3 milhões os passageiros internacionais transportados pelas aéreas brasileiras, recuo de 1,40% no total acumulado em 11 meses (baixa de pouco mais de 118 mil passageiros).

Receba nossas newsletters