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Brasil tem forte queda no Índice de Percepção de Segurança internacional

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PSi mede o nível de confiança demonstrado pelos diferentes mercados com um destino e como ele é afetado por eventos de segurança

A Mabrian Tourist Intelligence e a Interamerican Network realizaram um estudo sobre os efeitos da crise nos indicadores de confiança e conectividade do Brasil em relação aos seus principais mercados internacionais. De acordo com a pesquisa, o Índice de Percepção de Segurança (PSi) do Brasil foi seriamente afetado pela pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A partir de uma avaliação máxima de 100 pontos nesse índice, todos os mercados analisados ​​caíram mais de 40% em sua confiança entre 1 de fevereiro e 17 de junho. O PSi mede o nível de confiança demonstrado pelos diferentes mercados com um destino e como ele é afetado por eventos de segurança (violência, atentados, insegurança, ameaças à saúde etc.).

No entanto, nem todos os mercados são afetados igualmente. Argentinos e chilenos são os que mostram maior sensibilidade à situação, com uma queda maior no PSi. Ao contrário, norte-americanos são os que apresentam menor sensibilidade, entre os mercados analisados, embora a queda na confiança seja muito relevante (-42%). No caso dos espanhóis, destaca-se o profundo impacto que sofreu este mercado em termos de confiança no início de fevereiro e em março, para posteriormente se posicionar como o segundo mercado menos afetado dentre os analisados.

Evolução da conectividade aérea

unnamed (1)Outro dos grandes efeitos da crise gerada pela Covid-19 é a interrupção da conectividade aérea do Brasil com seus principais mercados. Este é um aspecto essencial para o renascimento do turismo, que a plataforma Mabrian Tourism Intelligence monitora constantemente. Considerando os 11 principais aeroportos do Brasil e os horários de voos publicados pelas companhias aéreas em 16 de junho de 2020, a conectividade aérea foi praticamente nula em junho, em comparação ao ano anterior.

Em julho, há uma ligeira recuperação, que no caso do mercado espanhol é claramente maior, em comparação com julho de 2019. A partir de agosto, a programação marca uma clara recuperação em praticamente todos os mercados analisados, embora permaneça entre 20 e 40% abaixo de 2019. A exceção é o mercado argentino, que apesar de se recuperar em agosto, permanece em níveis de queda de mais de 70% em relação a agosto de 2019.

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