Começaram nesta quinta-feira (18), os testes da operação do ônibus 100% elétrico, modelo D9W, para transportar passageiros no Aeroporto de Goiânia, em Goiás. As responsáveis por este avanço sustentável são a BYD, líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil, e a CCR Aeroportos, concessionária que administra o terminal.
Serão 60 dias de testes para viabilizar o embarque e desembarque de passageiros nos aviões com o novo automóvel.
O modelo D9W é zero emissão de poluentes, totalmente silencioso, com capacidade para transportar 80 passageiros e tem autonomia de 250 km, o que permite que ele rode o dia todo sem necessidade de recarregamento da bateria.
Para o diretor de vendas de ônibus da BYD, Bruno Paiva, o D9W é uma ótima opção para traslado em aeroportos por ser zero emissão de carbono, ter alto rendimento, conforto, segurança, acessibilidade.
A importância dessa iniciativa é reforçada pelo diretor de Operações da CCR Aeroportos, Rafael Laranjeira, pois está alinhada com os objetivos da concessionária no que diz respeito à sustentabilidade, unindo eficiência operacional, segurança e conforto para os passageiros com menos impacto em períodos de chuvas ou de sol forte.
O Aeroporto de Goiânia é o segundo do portfólio da CCR no Brasil a iniciar testes com ônibus elétricos da BYD. O primeiro foi o Aeroporto Internacional de Curitiba, no Paraná, em abril.