Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Curiosidades

Cabines das aeronaves da Gol são altamente seguras, revelam Boeing e Iata

GOL

O ar dentro da aeronave é de alto grau de pureza com a utilização do filtro HEPA,

As cabines das aeronaves da Gol e das principais companhias aéreas do mundo são altamente seguras, de acordo com estudo divulgado pela Boeing e pela Iata (Associação Internacional de Transportes Aéreos, em português) neste mês. Os resultados atestam uma ótima qualidade do ar por meio de processo de filtragem, aspecto que, associado a sistemas, protocolos e ao uso de máscaras, garante um baixo risco de contaminação pela Covid-19.

Utilizando uma simulação computadorizada matemática de fluxos (CFD, em inglês), os pesquisadores da Boeing conseguiram demonstrar que a exposição a partículas é mínima em comparação com outros ambientes fechados. Foram mapeadas como as partículas se espalham em diversos ambientes em diferentes condições (tossindo, com e sem máscara, como exemplos) e, com o modelo de dispersão construído, considerando como o ar circula e é renovado nas cabines, o aplicaram em outros ambientes, como escritórios, casas e aeroportos.

A conclusão da fabricante americana é que, com base na contagem de partículas ao comparar estes ambientes, sentar-se próximo a outro passageiro na aeronave é o mesmo do que estar a 2 metros de distância em um ambiente regular comum, com o uso de máscaras. O ar dentro da aeronave é de alto grau de pureza com a utilização do filtro HEPA, que remove praticamente todas as partículas nocivas do ar, como vírus, bactérias, alérgenos, sujeiras e outros.

Todas as aeronaves Boeing da Gol são equipadas com este sistema de filtro de alta eficiência, que promove a troca total do ar de toda a cabine a cada três minutos. Ele retém 99,97% das partículas nocivas em todo o avião, circulando uma mistura do ar puro com o ar recirculado da cabine, que é filtrado.

“Os resultados do estudo da Boeing endossam as medidas já adotadas pela GOL e nos dão ainda mais confiança que a experiência de voar é altamente segura inclusive em tempos de pandemia. Ainda assim seguimos com foco e prioridade no aprimoramento dos procedimentos e protocolos relacionados ao momento que atravessamos. Segurança sempre foi se sempre será o valor número 1 da Companhia”, afirma Paulo Kakinoff, diretor presidente da GOL Linhas Aéreas.

Receba nossas newsletters