
Desde 2002 no comando da Norwegian, Bjørn Kjos anunciou nesta quinta-feira (11) sua saída do cargo de CEO, permanecendo apenas como conselheiro e consultor da presidência da low-cost. De imediato, assume o cargo interinamente o CFO da Norwegian, Geir Karlsen.
“Depois de 17 anos, decidi dar um novo passo para novos desafios na Noruega. Aproveito para dar as boas-vindas a Geir Karlsen como CEO em exercício. Estou incrivelmente orgulhoso do que a equipe alcançou até agora. Obrigado a todos”, afirmou o executivo, em postagem no Twitter.
Bjørn Kjos é um dos fundadores da Norwegian Air Shuttle. Em sua gestão, a aérea saiu de uma pequena operação com quatro aeronaves e 130 funcionários para o posto de uma das principais companhias do mundo e destaque no segmento low-cost, com um total de 162 aeronaves e 11 mil funcionários. Sob seu comando, a companhia se tornou a maior transportadora da Noruega, com forte presença em todos os países da Escandinávia.
Outro destaque de sua atuação foi a expansão internacional. A companhia, que se tornou uma das principais aéreas europeias, com atuação e quase todo o continente, chegou nos últimos cinco anos a Canadá, Argentina e, este ano, ao Brasil. Nos EUA se tornou a principal aérea europeia nos mercados de Nova York e Los Angeles.

“Bjørn desempenhou um papel sem precedentes no sucesso da Norwegian. Sua visão de oferecer preços acessíveis para todos, combinada com seu entusiasmo e espírito inovador, revolucionou a forma como as pessoas viajam por prazer e para negócios, entre continentes. Bjørn é definitivamente um dos empresários europeus mais influentes do nosso tempo”, destacou Niels Smedegaard, presidente do Conselho de Administração da Norwegian.
Bjørn foi presidente do conselho de 1993, ano da fundação da companhia, a 1996. Kjos também foi presidente durante o início da operação Boeing 737, de junho a setembro de 2002. Antes de ser um dos líderes da low-cost, foi piloto de caça por seis anos e se formou em direito pela Universidade de Oslo.