
A Procuradoria Nacional Econômica (FNE) do Chile aprovou a compra de um percentual pequeno da JetSmart por parte da American Airlines. A aprovação por parte da FNE é uma boa notícia que permitirá concretizar no curto prazo, a aliança, anunciada em julho de 2021, através de um Memorando de Entendimento (MoU), que envolve o compartilhamento de rotas (codeshare) entre as companhias.
“A procuradoria concluiu que a concretização da compra não reduzirá substancialmente a concorrência nos mercados analisados”, disse o FNE. A JetSMART agora complementará a rede de American Airlines a partir dos mercados da Argentina, Chile, Peru e, e em breve, da Colômbia e outros. Haverá também, parceria com a Gol, empresa da qual a American Airlines também está envolvida em um esquema de cooperação.
Ao ter uma participação minoritária, o percentual poderá dar acesso a empresa norte-americana a ter um assento na diretoria da companhia aérea e influenciar as decisões tanto no Chile como no resto das filiais da operação.
Fonte: AvionRevue