Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Codeshare entre Latam e Azul deve iniciar em agosto; Rodgerson descarta fusão

John Rodgerson, presidente da Azul

John Rodgerson, presidente da Azul

O acordo de codeshare entre Azul e Latam, anunciado nesta terça-feira (16), deve ter início no mês de agosto. A informação foi confirmada pelo presidente da Azul, John Rodgerson, em teleconferência realizada após o anúncio. O executivo destacou que o acordo esta em fase de implementação e permitirá que 60 cidades do Brasil, hoje com operações interrompidas por conta da pandemia, voltem a ser atendidas.

Rodgerson descartou a possibilidade de que o acordo evolua para um fusão coma Latam. “É só uma forma de otimizar nossas malhas e chegarmos a novos destinos”, disse. Após o anúncio, a ação a Azul subia 6% na bolsa paulista. A parceria inclui inicialmente 50 rotas domésticas não sobrepostas de/para Brasília (BSB), Belo Horizonte (CNF), Recife (REC), Porto Alegre (POA), Campinas (VCP), Curitiba (CWB) e São Paulo (GRU).

Para Latam, o acordo com a Azul só é possível devido ao fato de a companhia não fazer mais parte da aliança oneworld, o que a libera para fazer acordos individuais com qualquer companhia aérea. O codeshare, diferentemente da fusão, não precisa da aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).

A parceria entre as companhias acontece num momento em que a avaliação nacional inicia uma retomada gradual de suas operações com malhas ainda muito inferiores que a do período pré-pandemia. O compartilhamento de voos vem como uma alternativa para otimizar operações e reduzir custos.

Receba nossas newsletters