Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Com voo Guarulhos–Brasília, ITA inicia suas operações

A320 do voo inaugural da ITA.

A320 do voo inaugural da ITA.

Começa nesta terça-feira (29) a história de mais uma companhia aérea brasileira. A Itapemirim Transportes Aéreos (ITA) faz hoje o seu primeiro voo comercial. O Airbus A320 da companhia decola nesta manhã do Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, rumo a Capital Federal. O voo inaugural marca também a volta das coberturas in loco do MERCADO & EVENTOS. A nossa reportagem embarca tomando todos os cuidados sanitários, inclusive com o uso de máscaras PFF2, consideradas as mais seguras para ambientes fechados.

CONFIRA FOTOS DO VOO INAUGURAL

O voo inaugural foi celebrado em uma especial, que reuniu grandes nomes de empresas e entidades do turismo nacional, autoridades e executivos do grupo Itapemirim. O voo inaugural é resultado de um trabalho de dois anos para o desenvolvimento do projeto da companhia aérea. Trabalho este que foi dificultado pelos impactos da pandemia de Covid-19 no mercado aéreo. Em seu discurso, o presidente do Grupo Itapemirim, Sidnei Piva, ressaltou este trabalho.

“A pandemia devastou o mundo e enfrentamos dificuldades, mas acredito no transporte, no turismo e que o País possa ser construído e renovado. Não há batalha perdida para nós e estamos aqui. Agradeço os parceiros, especialmente os agentes de viagens que estão nos apoiando. A ITA nasceu com propósito de levar voos a todo país e vamos trabalhar para trazer o máximo de dedicação. Nosso projeto é ambicioso e grandioso, para uma companhia de muito tempo e com muitas aeronaves colorindo os céus brasileiros”, destacou Piva.

O início das operações também foi celebrado pelo GRU Airport. “Estou muito feliz em contar com mais uma doméstica no nosso mercado . GRU muito honrado em ser escolhido para ser hub e pode contar com toda assistência e suporte”, completa Gustavo Figueiredo, presidente do GRU Airport.

Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim

Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim

35 DESTINOS

A companhia voará, inicialmente, para 35 destinos. Deste total, 22 receberão voos ainda em 2021. Com 23 destinos atendidos cada (pelo menos no lançamento), os aeroportos de Guarulhos, Galeão e Brasília serão os principais hubs da nova companhia aérea. No caso de São Paulo e Rio de Janeiro a maioria das rotas estará disponível ainda este ano. Já para Brasília a maioria estreia somente em 2022.

INÍCIO DIFERENTE

Logo ao disponibilizar as suas passagens aos agentes de viagens e público final, a ITA mostrou uma forma diferente de atuar. A empresa apresentou preços tabelados de acordo com a rota, independentemente da data. Uma passagem entre São Paulo e Fortaleza, por exemplo, custa R$ 432 tanto para 1º de agosto, data do lançamento da rota, quanto para 30 de dezembro, nas festas de fim de ano, auge da alta temporada.

O segundo é o período disponível para compra. Algumas rotas já contam com vendas abertas para junho de 2022, daqui a mais de um ano. A maioria das aéreas do mundo tem disponibilidade de bilhetes para no máximo 330 dias de antecedência.

MUDANÇA ANTES DA ESTREIA

A imprevisibilidade da demanda por conta dos efeitos da pandemia da COVID-19, a ITA foi obrigada a realizar uma readequação da malha já para o próximo mês, o que exigiu o cancelamento de alguns voos. Segundo a companhia, menos 1% dos voos previstos foram atingidos. “Todas as bases e rotas foram mantidas, mantendo o compromisso da ITA em atender a oito destinos nacionais já em seu primeiro mês de operação. Todos os passageiros afetados pelas mudanças estão sendo assistidos de acordo com as regras da Anac. A ITA reforça seu compromisso com a prestação de serviço de excelência aos seus clientes”, informou a companhia.

ABEAR

Além da estreia na aviação comercial, a ITA também anunciou nesta terça-feira a sua adesão à Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear). A entrada foi comunicada durante o evento de celebração ao voo inaugural da companhia. “Não é todo dia que companhia nasce no Brasil. Aviação é um ecossistema e estamos aqui porque ele funciona. Bogsan é garantia técnica. Prazer e honra receber a ITA. Temos desafios a serem enfrentados e por isso estão aqui todas as entidades representadas. Desejo sucesso e equipe para mostrar a responsabilidade que ITA enfrenta este desafio. Não se trata apenas de voar, mas cuidar de todo o processo. É um orgulho ver que nesses tempos vem um alento desses”, parabenizou Eduardo Sanovicz, presidente da Abear.

Adalberto Bogsan, CEO da ITA, Eduardo Sanovicz, presidente a Abear, e Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, anunciam a entrada da companhia na Abear

Adalberto Bogsan, CEO da ITA, Eduardo Sanovicz, presidente a Abear, e Sidnei Piva, presidente do Grupo Itapemirim, anunciam a entrada da companhia na Abear

Receba nossas newsletters