Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Compra “surpresa” de ações gera turbulência no Grupo Air France/KLM

caldas Air France KLM LOW e1551295718667 Compra "surpresa" de ações gera turbulência no Grupo Air France/KLM

Aquisição de 12,68% das ações do grupo pelo governo holandês gerou turbulência na França.

Em uma operação realizada sem consulta, o governo holandês adquiriu 14% das ações do Grupo Air France/KLM. A estimativa é de que a operação, confirmada nesta quarta-feira (27), movimentou 680 milhões de euros. De acordo com diversos veículos de imprensa da Europa, o governo francês, que detém 14,3% do grupo, só teria sido informado do negócio após a sua conclusão e apenas instantes antes do anúncio da aquisição.

“Na sequência de uma reunião em 27 de fevereiro de 2019, o Conselho de Administração do Grupo Air France-KLM reconhece que o estado holandês adquiriu 12,68% do capital social do Grupo Air France-KLM sem qualquer consulta”, afirmou o grupo em comunicado, destacando que acompanhará as consequências da nova participação.

O governo da Holanda justificou que a aquisição tem como objetivo garantir ao país o poder de influência direta no desenvolvimento da companhia para garantir os interesses do público holandês. Uma das principais razões apontadas está a manutenção do aeroporto de Schiphol, em Amsterdã, como hub do grupo, tendo em vista o temor que as operações da KLM fossem diluídas por aeroportos franceses. “A aquisição desta participação garante que temos um lugar à mesa”, afirmou o ministro holandês das Finanças, Wopke Hoekstra.

FRANÇA SE MANIFESTA

O presidente da França, Emmanual Macron, reagiu à aquisição e solicitou que a Holanda esclareça suas intenções com o negócio. “O governo francês não foi informado sobre essa decisão e sua implementação. Agora cabe ao governo holandês esclarecer suas intenções”, frisou. Macron ainda revelou que o ministro da Economia da França, Bruno Le Maire, convidou Wopke Hoekstra para uma reunião, que será realizada na próxima sexta-feira (1º).

DIVISÃO ACIONÁRIA

Com a compra por parte do governo holandês, as ações do grupo agora estão divididas entre o Governo da França (14,3%), o da Holanda (14%), funcionários (3,9%), além de Delta Air Lines e China Eastern Airlines, ambas com 8,8%. O restante do capital é de investidores.

Após o anúncio da operação, as ações da Air France/KLM chegaram a registrar queda de quase 15% na bolsa. A turbulência ocorre uma semana após o grupo anunciar lucro recorde de 409 milhões de euros em 2018, um aumento de 150,9% em relação aos 163 milhões de euros de lucro em 2017.

 

Receba nossas newsletters