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Aviação / Destinos / Turismo em Dados

Concentração de até 88% dos voos poderia frear possível aquisição da Gol pela Azul

Aviao Azul e Gol 1Credito Eric Ribeiro Concentração de até 88% dos voos poderia frear possível aquisição da Gol pela Azul

Operação é considerada complexa, já que a fusão faria com que a Azul passasse a responder por bem mais da metade do mercado de aviação doméstica do Brasil, que tem a Latam na liderança com 41% de participação (Eric Ribeiro/M&E)

Uma possível aquisição da Gol por parte da Azul voltou à tona nas últimas semanas, com avanços considerados importantes nas possíveis negociações. De acordo com uma publicação da Revista Oeste, a administração da Azul já considera a aquisição da Gol como um negócio que está praticamente fechado. Já de acordo com a Bloomberg, a Azul já teria até contratado uma consultoria internacional para ajudar nas negociações.

Mas isso tudo só será possível se órgãos reguladores no Brasil e em outros países aprovarem o acordo. Embora a fusão de Azul e Gol reduza o número de grandes operadoras locais de três para duas, a Azul está otimista de que poderá obter aprovação. Por outro lado, a operação é considerada complexa, já que a fusão faria com que a Azul passasse a responder por bem mais da metade do mercado de aviação doméstica do Brasil, que tem a Latam na liderança com 41% de participação.

Se somarmos os 29% de share da Gol com os 29,5% de share da Azul em março deste ano, de acordo com dados da Anac, a fusão iria responder por quase 60% de participação de mercado. Em alguns mercados, como Recife, por exemplo, a concentração de oferta da Azul, em caso de fusão com a Gol, chegaria a 88%

Embora a Azul seja conhecida pela presença em voos regionais e para cidades de médio e pequeno porte, onde nenhuma companhia aérea comercial chega, e a Gol tenha sua operação baseada em grandes hubs, como Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, a aquisição levaria a uma grande concentração de voos domésticos no Brasil, com 11 principais aeroportos do Brasil enfrentando uma presença dominante da Azul após sua possível fusão com a Gol.

Se somarmos os 29% de share da Gol com os 29,5% de share da Azul em março deste ano, de acordo com dados da Anac, a fusão iria responder por quase 60% de participação de mercado. Em alguns mercados, como Recife, por exemplo, a concentração de oferta da Azul, em caso de fusão com a Gol, chegaria a 88%. Outros domínios consideráveis aconteceriam em Belo Horizonte (84%), Galeão (81%) e Salvador (70%). As informações são do jornal O Globo.

Obviamente, as negociações estão sujeitas à aprovação de órgãos reguladores do mercado e de órgãos como Anac (Autoridade Nacional de Aviação Civil) e Cade (Comitê Administrativo de Defesa Econômica) que, por sua vez, podem frear o negócio ao barrar a possível aquisição justamente para evitar a concentração de mercado. Nos Estados Unidos, JetBlue e Spirit desistiram da fusão justamente por não terem acreditado que conseguiriam a tão sonhada aprovação regulamentar.

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