Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Confira quais foram os 10 aeroportos mais movimentados do Brasil em 2020

Procedimento para combate e prevenção ao Covid-19 será realizado nos terminais 1, 2 e 3 até o dia 04 de abril (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Guarulhos ficou em primeiro lugar pelo 14º ano consecutivo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Com algumas mudanças de posição e um impacto significativo de 81 milhões de passageiros a menos, por conta da pandemia de Covid-19, a lista dos dez aeroportos mais movimentados do Brasil reuniu em 2020 os mesmos nomes dos últimos cinco anos. Juntos, os aeroportos do grupo receberam 68,6% de todos os passageiros que voaram no País no ano passado. Os dados são da base da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), da Infraero e das concessionárias de aeroportos privados.

Pelo 14º ano consecutivo, a liderança ficou com o Aeroporto de Guarulhos, com 20,3 milhões de passageiros. Mesmo com a perda de quase 52% no fluxo, o GRU Airport aumentou sua participação e fechou o ano com 20% do total de passageiros do País, reflexo da sua importância estratégica no estabelecimento da malha essencial e durante os primeiros meses de retomada do setor aéreo.

Na segunda colocação aparece uma das surpresas do ranking, o Aeroporto de Brasília, que, além de aumentar sua participação no número de passageiros, voltou à posição que ocupou entre os anos de 2013 e 2015.

Brasília ultrapassou o Aeroporto de Congonhas, que estava na segunda colocação desde 2016. O aeroporto viu sua participação no mercado aéreo cair mais de três pontos percentuais em relação a 2019, reflexo da prioridade por Guarulhos na retomada e também das obras realizadas em agosto, que paralisaram a pista principal por um mês. Dos últimos 20 anos, Congonhas ficou fora das duas primeiras posições apenas em quatro.

Na sequência aparecem Campinas, Santos Dumont (RJ) e Recife, que ganharam duas posições cada. O Aeroporto de Confins (BH Airport) aparece na sétima colocação, duas posições abaixo de 2019. O Aeroporto que mais desceu no ranking foi o Galeão, passando de 4º para 8º. Fecham o ranking os aeroportos de Salvador (9º) e Porto Alegre (10º), que inverteram suas posições em relação a 2019.

Aeroportos mais movimentados 2020

(Fonte: Anac e Concessionárias)

A última vez que algum destes aeroportos ficou fora do Top 10 foi em 2015, quando Recife ficou em 11º, dando lugar a Curitiba o 10ª. O terminal da capital paranaense figurou entre os dez primeiros de 2000 (ano em que iniciam os registros da Anac) a 2015. Atualmente o Aeroporto de Curitiba ocupa a 12º colocação, atrás de Fortaleza.

QUEDA NO FLUXO, MAS NÃO NA PARTICIPAÇÃO

Os dez aeroportos somados registraram 81,1 milhões de passageiros a menos, passando de 148,6 milhões em 2019 para 67,4 milhões em 2020, uma perda de 54%. No entanto, a participação dos dez primeiros no número de passageiros caiu menos de um ponto percentual. A queda de fluxo e a mesma que o total registrado pelos 193 aeroportos listados no sistema da Anac. Ao todo os aeroportos do país registraram 97,8 milhões de passageiros em 2020, contra 213,8 milhões em 2019.

Aeroportos 2020 - top 100

 

 

DIFERENÇA NOS NÚMEROS

É possível perceber que o número de passageiros registrados no somatório dos aeroportos é maior que o total de passageiros registrados no país em 2020, que foi de 51,9 milhões. Isso acontece porque enquanto a Anac conta um passageiro a cada rota, a conta dos aeroportos inclui embarques em desembarques. Por exemplo, um passageiro que voa de Guarulhos para Recife conta como apenas um no número de passageiros na contagem geral, divulgada pela Anac, mas ele é contabilizado nos resultados de Guarulhos (como embarque) e de Recife (como desembarque), aparecendo duas vezes quando se soma o resultado dos aeroportos.

 

 

Receba nossas newsletters