A Copa Holdings, controladora da Copa Airlines, Copa Airlines Colômbia e Wingo, divulgou os resultados financeiros e operacionais referentes ao 3º trimestre de 2023, com destaque para o lucro líquido de US$ 187,4 milhões, aumento de 61% em relação ao mesmo período de 2022. O lucro operacional alcançado, por sua vez, também registrou crescimento. Foram US$ 205 milhões e uma margem operacional de 23,6% para o trimestre.
A receita operacional do 3T23 aumentou 7,2%, passando para US$ 867,7 milhões, impulsionada por maior capacidade e taxas de ocupação, enquanto os rendimentos diminuíram 5%, para 13,4 centavos. A receita por assento-milha disponível (RASM) diminuiu 4,3% em comparação ao 3T22, para 12,2 centavos. Já o custo operacional por assento-milha disponível (CASM) diminuiu 11,2%, impulsionado principalmente por uma redução de 21,3% no preço do QAV e menores custos de vendas e distribuição.
“O ano de 2023 foi de reestruturação pós-pandemia para todo o setor de Turismo, mas foi um período bastante positivo para nós, com grandes conquistas e novidades para nossos passageiros como a chegada do MAX no Rio de Janeiro, anúncios de aumento de frequência, novos destinos e recebimento de premiações nacionais e internacionais”
Já tráfego de passageiros cresceu 13,3% em relação ao ano anterior, enquanto a capacidade subiu 12,1%. Com isso, a taxa de ocupação do trimestre foi de 87,8%, aumento de 0,9 ponto percentual na comparação com o 3T22. No período, a Copa Holdings recebeu duas aeronaves Boeing 737 MAX 9, encerrando o trimestre com uma frota consolidada de 103 aeronaves – 67 Boeing 737-800s, 26 Boeing 737 MAX 9s, 9 Boeing 737-700s e 1 cargueiro Boeing 737-800.
Além disso, a Copa Airlines teve um desempenho de pontualidade no trimestre de 89,4% e um fator de cumprimento de voo de 99,8%, posicionando-se mais uma vez entre as melhores do setor. Em outubro, a companhia iniciou uma nova operação para Barquisimeto, Venezuela, elevando para 81 o número total de destinos em sua rede, mantendo sua posição como o hub com o maior número de destinos internacionais diretos na América Latina.
“O ano de 2023 foi de reestruturação pós-pandemia para todo o setor de Turismo, mas foi um período bastante positivo para nós, com grandes conquistas e novidades para nossos passageiros como a chegada do MAX no Rio de Janeiro, anúncios de aumento de frequência, novos destinos e recebimento de premiações nacionais e internacionais. O próximo ano será o primeiro regular após esse período e a expectativa é de um grande crescimento para a Copa Airlines. Temos ainda um calendário intenso de chegadas de novas aeronaves e novas opções de destinos no Brasil”, comenta Raphael de Lucca, Country Manager da Copa Airlines no Brasil.