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Aviação

Coronavírus: Azul vai operar 70 voos para 25 cidades; corte chega a 90%

Azul Viagens lança blog com o intuito de auxiliar o usuário a escolher o destino de sua próxima viagem

Azul está reduzindo custos e despesas com folha de pagamento em aproximadamente 65% em abril de 2020

A Azul adotou medidas adicionais em resposta à menor demanda por viagens devido ao impacto do Covid-19. Sendo assim, de 25 de março a 30 de abril de 2020, a companhia espera operar 70 voos diretos por dia, para 25 cidades, o que representa uma redução de 90% da capacidade total em relação ao planejado. Além das iniciativas de redução de custos fixos anunciadas no último dia 16, a Azul está reduzindo custos e despesas com folha de pagamento em aproximadamente 65% em abril de 2020.

“As medidas de contenção e quarentena que estão sendo implementadas em todo o país estão limitando significativamente a mobilidade de nossos clientes, Tripulantes e parceiros, o que torna inviável a operação de várias rotas que servimos. Estamos trabalhando com o governo brasileiro para garantir que a infraestrutura da aviação permaneça favorável para operarmos uma malha reduzida de maneira confiável, permitindo o movimento crítico de pessoas e produtos”, diz a Azul, em nota.

Com relação as medidas para o corte de gastos, está o aumento na quantidade de tripulantes que aderiram ao programa de licença não-remunerada, totalizando mais de 7,5 mil solicitações aprovadas até esta terça-feira (24); redução salarial de 50% para os membros do comitê executivo (diretores e diretores estatutários) e de 25% para gerentes. A Azul ainda trabalha para fortalecer a posição de liquidez com a preservação de caixa, o que inclui:

  • Gestão ativa de todas as despesas de capital de giro eliminando todos os gastos de capital não críticos;
  • Negociação de novas condições de pagamento com seus parceiros;
  • Avaliação de uma nova linha de crédito com instituições financeiras.

A Azul está confiante de que irá superar o impacto do Covid-19 através de seu modelo de negócios rentável, sua forte posição de caixa e sólido balanço. “À medida em que a situação do Covid-19 continua evoluindo, a nossa prioridade continua sendo a saúde e a segurança de nossos Tripulantes e clientes. Acompanhando a desaceleração que estamos vendo na economia brasileira, estamos adotando medidas imediatas para reduzir nossos custos, e preservar nossa posição de caixa. Gostaria de expressar minha profunda gratidão aos nossos Tripulantes por seus esforços extraordinários em apoiar a Azul e o papel que desempenhamos na aviação brasileira. Somos a maior companhia aérea do Brasil em termos de decolagens e cidades atendidas, que opera com aeronaves Embraer de fabricação brasileira. Entramos nesta crise como uma das companhias aéreas mais rentáveis da região, e estou confiante de que sairemos mais fortes”, disse John Rodgerson, CEO da Azul.

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