Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação / Política

Coronavírus: IATA pede a suspensão global da regra de slots

CORONAVIRUS

IATA afirma que a aplicação da regra dos 80% durante a próxima temporada é inadequada pela queda brusca da demanda

A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) está em contato com os reguladores da aviação comercial em todo o mundo para que suspendam as regras que regem o uso de slots nos aeroportos imediatamente e para a temporada 2020, devido ao impacto do Covid-19 (coronavírus). Hoje, as companhias aéreas são obrigadas a ocupar 80% dos slots adquiridos em circunstâncias normais, caso não queiram perder suas faixas horárias.

No entanto, com a chegada do coronavírus, a demanda caiu substancialmente e as empresas foram obrigadas a suspender uma série de voos de forma temporária. Caso o pedido da IATA seja acatado e as regras flexibilizadas em caráter excepcional, as companhias aéreas não perderão os seus slots. Por conta do Covid-19, as companhias aéreas estão vendo suas demandas despencarem.

Dadas as circunstâncias extraordinárias, a IATA afirma que a aplicação da regra dos 80% durante a próxima temporada é inadequada. “É necessário uma flexibilidade para as companhias aéreas ajustarem seus horários de acordo com a queda extraordinária de demanda. Suspender o requisito em toda a temporada (até outubro de 2020) faz com que as companhias aéreas possam responder às condições do mercado com níveis de capacidade adequados, evitando a necessidade de operar voos vazios apeans para manter os slots”, diz a IATA.

A associação divulgou exemplos: certa companhia registrou 26% de redução em todas suas operações globais, com relação ao mesmo período do ano passado. Já um hub aéreo reportou uma queda de 108% nas reservas para Itália. Outras tantas companhias aéreas estão registrando cerca de 50% de no-shows (não comparecimento) em diversos mercados, enquanto futuras reservas estão em queda e empresas estão reagindo com medidas como congelar o aumento de salários e benefícios, bem como a suspensão de operações de aeronaves.

“A pesquisa da IATA mostrou que o tráfego entrou em colapso nas principais rotas asiáticas e que isso está ocorrendo em toda a rede de transporte aéreo em todo o mundo, mesmo entre países sem grandes surtos de Covid-19. Existem precedentes para a suspensão anterior das regras de uso de slots e acreditamos que as circunstâncias novamente exigjam a concessão de uma suspensão. Estamos pedindo aos reguladores que ajudem o setor suspendendo temporariamente as regras de uso de slots”, disse Alexandre de Juniac, CEO da IATA.

Receba nossas newsletters