Câmbio:

Idiomas:

De volta aos lucros, Kakinoff comemora resultado dos planos de restruturação da Gol

Paulo Kakinoff, presidente da Gol
Paulo Kakinoff, presidente da Gol

Parece que as estratégias estabelecidas pela Gol Linhas Aéreas para 2016 começaram a dar resultado. Enquanto comemora um lucro de R$ 757 milhões referente ao primeiro trimestre de 2016, algo que não acontecia desde 2011, a companhia segue firme com o corte nos gastos e redimensionamento da malha aérea, para seguir enfrentando os imbróglios econômicos que derrubaram a demanda para o transporte aéreo brasileiro em 2015/16.

Sobre a redução das decolagens prevista para este ano, o presidente Paulo Kakinoff, durante conferência que abordou os resultados do 1° trimestre de 2016 da companhia, afirmou que o “corte anunciado de 15 a 18% é forte e suficiente para ajustar a Gol ao comportamento da demanda”.

De acordo com o presidente, os resultados da companhia para os primeiros 90 dias do ano, “já mostraram os primeiros efeitos do plano de reestruturação da aérea”, disse. Kakinoff sabe que a recessão econômica do país e a desvalorização cambial provocaram forte deteriorização financeira nas contas da companhia, por isso logo acrescentou que negociações com debenturistas ainda estão em andamento.

A Gol tem uma dívida atual de R$ 1,05 bilhão representada por debêntures em circulação e iniciou discussões visando algumas concessões. Para Kakinoff, “o atual resultado, com a condição de caixa, iniciativas de liquidez e o cenário macroeconômico, não dá qualquer horizonte” para que a companhia ofereça uma condição melhor. “A companhia estruturou o que poderíamos oferecer de mais atrativo dentre as possibilidades que tem tanto de liquidez quanto de pagamento de prêmio”, acrescentou.