Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Demanda de carga aérea sobe 9,8% em outubro, 15º mês de crescimento consecutivo

abear aviação

Demanda de carga aérea sobe 9,8% em outubro (Banco de imagens/ Unsplash)

A Associação do Transporte Aéreo Internacional (IATA) divulgou os resultados dos mercados globais de transporte aéreo de carga de outubro de 2024, que indicam crescimento anual forte e contínuo da demanda. A demanda total, medida em toneladas de carga por quilômetro (CTKs*), aumentou 9,8% em relação aos níveis de outubro de 2023 (10,3% nas operações internacionais). Este é o 15º mês consecutivo de crescimento.

A capacidade, medida em toneladas de carga disponível por quilômetro (ACTKs), aumentou 5,9% em relação a outubro de 2023 (7,2% nas operações internacionais). Esse aumento está ligado ao crescimento de 8,5% da capacidade internacional de carga em aeronaves de passageiros. A capacidade dos aviões cargueiros aumentou 5,6%, o sétimo mês consecutivo de crescimento com volumes se aproximando dos níveis máximos atingidos em 2021.

“Os mercados de carga aérea continuaram apresentando forte desempenho em outubro, com aumento de 9,8% da demanda em relação ao mesmo período do ano passado e aumento de 5,9% da capacidade. Os yields de carga aérea global (incluindo taxas) continuam subindo, 10,6% acima dos níveis de 2023 e 49% em relação aos níveis de 2019. Embora 2024 apresente sinais de um ano recorde para a carga aérea, devemos olhar para 2025 com certa cautela. A intenção anunciada pelo novo governo de Trump de impor tarifas significativas aos seus principais parceiros comerciais — Canadá, China e México — pode derrubar as cadeias de suprimentos globais e minar a confiança do consumidor. A capacidade comprovada da indústria de carga aérea de se adaptar a situações geopolíticas e econômicas em rápida evolução provavelmente será testada conforme a agenda de Trump se desenrolar”, disse Willie Walsh, diretor geral da IATA.

Desempenho por região em outubro de 2024

  • As transportadoras da região Ásia-Pacífico relataram aumento de 13,4% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 9,3% em relação ao mesmo período do ano anterior.
  • As transportadoras da América do Norte registraram crescimento de 9,5% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em relação a outubro de 2023. A capacidade aumentou 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
  • As transportadoras da Europa relataram crescimento de 7,6% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 3,9% em relação ao mesmo período do ano anterior.
  • As transportadoras do Oriente Médio registraram aumento de 4,5% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023. A capacidade subiu 0,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
  • As transportadoras da América Latina relataram crescimento de 18,5% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023, o maior entre todas as regiões. A capacidade subiu 5,8% em relação ao mesmo período do ano anterior.
  • As transportadoras da África registraram aumento de 1,6% na demanda por carga aérea em outubro de 2024 em comparação com o mesmo mês de 2023, o menor entre as regiões. A capacidade subiu 7,7% em relação ao mesmo período do ano anterior.

Crescimento das rotas comerciais:
As rotas internacionais apresentaram níveis de tráfego excepcionais pelo quinto mês consecutivo, com aumento de 10,3% em outubro de 2024 em relação ao mesmo mês do ano anterior. As empresas aéreas estão se beneficiando da crescente demanda de comércio eletrônico nos Estados Unidos e na Europa em meio aos limites de capacidade no transporte marítimo.

Receba nossas newsletters
 

Todo o conteúdo produzido pelo Mercado & Eventos é protegido pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo sem autorização do Mercado & Eventos.

Para compartilhar esse conteúdo, utilize uma das formas de compartilhamento dentro da página.