Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Diretor da Anac ministra aula inaugural em curso criado pela Abesata

WhatsApp Image 2023 05 04 at 15.24.26 Diretor da Anac ministra aula inaugural em curso criado pela Abesata

Programa Corporate Resource Management (CRM) – Ground Operations (Divulgação)

Teve início o Corporate Resource Management (CRM) – Ground Operations, programa criado pela Abesata (Associação Brasileira das Empresas de Serviços Auxiliares do Transporte Aéreo) em parceria com a Universidade Anhembi Morumbi, com o objetivo de propiciar a melhoria contínua da qualidade dos serviços prestados pelas empresas de serviços em solo. A aula inaugural contou com a presença do Major Brigadeiro Luiz Ricardo de Souza Nascimento, diretor da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil).

Além de apresentar aos alunos um pouco da estrutura da aviação no Brasil, o papel da Anac, Luiz Ricardo tratou da questão da padronização dos serviços e entrou no Cres (Certificação de Regularidade das Empresas em Solo) para falar de regulação responsiva. Ele lembrou que a Anac utilizou o Cres na assembleia geral da ICAO, em Montreal, no final do ano passado, como um “case” de sucesso.

“Regulação responsiva é um projeto prioritário dentro da ANAC, compartilhamento da função regulatória é fundamental para que possamos ter uma ação menos sancionatória, passando a atuar em parceria com as empresas e entidades no sentido de ajustar, educar e transformar o processo”, disse o diretor da ANAC.

O Prof Alexandre Faro, coordenador do Curso de Aviação Civil da Universidade Anhembi Morumbi, também participou da aula inaugural, transmitida direto do auditório da Abesata, juntamente com o presidente da entidade, Ricardo Aparecido Miguel.

O curso possui uma grade curricular que compreende 40 horas/aula exclusivamente para Ground Service Providers. A partir de 1° de julho de 2023, todas as empresas certificadas com o CRES (Certificação de Regularidade das Empresas em Solo) serão obrigadas a ter nos seus quadros facilitadores com formação em CRM – Ground Operations. Atualmente são 9 empresas que possuem o CRES em todo país e 65 aeroportos com empresas certificadas disponíveis para contratação.

Receba nossas newsletters