Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Em meio a estruturação financeira, Azul lança oferta de troca de títulos para manter rentabilidade

John Rodgerson CEO da Azul 1 Em meio a estruturação financeira, Azul lança oferta de troca de títulos para manter rentabilidade

John Rodgerson, presidente da Azul (Eric Ribeiro/M&E)

A Azul anunciou ao mercado uma atualização em seu plano de estruturação financeira, com o lançamento de uma oferta de troca dos títulos com vencimento em 2024 e 2026 para títulos de longo prazo com vencimento em 2029 e 2030, respectivamente. Esses novos títulos contarão com um cupom maior do que os títulos existentes e também um robusto pacote de colateral, mais vantajoso do que o oferecido em transações financeiras de empresas de perfil similares.

É o que informam o presidente da Azul, John Rodgerson, e o vice-presidente de Finanças, Alexandre Malfitani. E a boa notícia é que mais de 65% dos detentores dos títulos existentes já concordaram com a troca ofertada que é conhecida no mundo financeiro como exchange offer (oferta de troca de títulos seniores).

“Azul foi uma das únicas companhias aéreas do mundo que não recebeu recursos do governo nem buscou o caminho da recuperação judicial para resolver suas dívidas”

“Nos últimos anos a aviação foi um dos setores mais impactados por fatores como a pandemia de Covid-19, aumento do dólar e preço do combustível. E a Azul foi uma das únicas companhias aéreas do mundo que não recebeu recursos do governo nem buscou o caminho da recuperação judicial para resolver suas dívidas. Para nos recuperarmos, tivemos que negociar um bom acordo com todos, garantindo que resultados positivos para todas as partes. E estamos conseguindo!”, disse John.

Ele lembra que neste ano de 2023 já houve negociação com os lessores, o que melhorou muito o caixa da companhia. “Com essa nova oferta de troca dos títulos, continuaremos sendo uma das empresas mais rentáveis e das que mais crescem na aviação mundial. Estou muito orgulhoso do trabalho forte de todos os tripulantes e da confiança de todos nossos parceiros, que sabem do compromisso da Azul com o Brasil e com o mundo”, completou o presidente.

1680708247450 Em meio a estruturação financeira, Azul lança oferta de troca de títulos para manter rentabilidade

Alexandre Malfitani, vice-presidente de Finanças (Divulgação/LinkedIN)

Alexandre Malfitani, por sua vez, destaca o convite aos detentores dos títulos com vencimento em 2024 e 2026 (senior notes), a trocá-los por títulos de longo prazo, com vencimento em 2029 e 2030, respectivamente. “Esses novos títulos contarão com um cupom maior do que os títulos existentes e também um robusto pacote de colateral, mais vantajoso do que o oferecido em transações financeiras de empresas de perfil similares”, disse ele.

“Agora, essa nova negociação fortalece ainda mais nossa posição financeira”

O VP de Finanças da Azul também lembrou do acordo com as empresas de arrendamento e fabricante de aeronaves, realizado em março, que trouxe uma melhora na geração de caixa da empresa. “Agora, essa nova negociação fortalece ainda mais nossa posição financeira. Escolhemos negociar amigavelmente acordos com todos os nossos stakeholders, garantindo o contínuo sucesso da nossa empresa e gerando resultados benéficos para todos”, finalizou.

Receba nossas newsletters