
A Emirates anunciou a inauguração de seu novo Centro de Treinamento de Tripulações, em Dubai, reforçando o investimento estratégico no crescimento da companhia aérea. A instalação de 5.968 m² foi projetada exclusivamente para treinamento de pilotos e já nasce como uma das mais modernas do mundo.
O espaço vai atender tanto profissionais em atividade quanto futuros pilotos da frota de Airbus A350 e dos novos Boeing 777X, que começam a chegar à companhia nos próximos anos. São seis baias para simuladores de voo, em um ambiente integrado a outras unidades de treinamento da Emirates, consolidando Dubai como um dos principais polos globais de aviação.
“Nosso novo Centro de Treinamento de Tripulações é revolucionário e tem um papel significativo a desempenhar, tanto no ecossistema da indústria quanto na ascensão de Dubai como hub global de aviação. Cada centavo do nosso investimento de AED 500 milhões já está gerando valor”, destacou Sua Alteza Xeique Ahmed bin Saeed Al Maktoum, Presidente e CEO do Grupo Emirates.
De acordo com ele, o espaço estabelece “novos padrões e atua como o melhor em treinamento de aviação, moldando programas e preparando a frota do futuro”. O executivo ressaltou ainda a satisfação em ver os feedbacks positivos dos pilotos e instrutores que já utilizaram a nova estrutura.
O centro apresenta tecnologias inéditas no setor. Uma delas é a Estação de Suporte ao Piloto (PSS), criada internamente para oferecer uma experiência imersiva de preparação. Antes mesmo de entrar no simulador, o piloto pode configurar a cabine de comando e elaborar o plano de voo, o que permite otimizar o tempo da sessão e maximizar os resultados do aprendizado.
Outro diferencial é que todo o treinamento é gravado, possibilitando que instrutores revisitem os pontos necessários e aprimorem a avaliação de desempenho. A Emirates também incorporou recursos de impressão 3D para fabricar peças e componentes de suporte aos equipamentos do campus, alcançando economia anual de até AED 1 milhão.
