Crie um atalho do M&E no seu aparelho!
Toque e selecione Adicionar à tela de início.

Aviação

Entidades do setor aéreo pedem coordenação entre governos para retomada

Entidades pedem que protocolos e regras sejam harmonizados

Entidades pedem que protocolos e regras sejam harmonizados

O Conselho Internacional de Aeroportos para a América Latina e o Caribe (ACI-LAC), a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (Alta) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (Iata) e defendem a necessidade de um planejamento prévio e coordenado entre governos e indústria para que a aviação comercial seja retomada, assim que forem retiradas as novas restrições de mobilidade na região latino-americana.

“Entendemos e compartilhamos que o bem-estar das pessoas é a prioridade. Por isto, após intenso diálogo com autoridades sanitárias e representantes governamentais, companhias aéreas, aeroportos e fornecedores nos preparamos para oferecer um serviço seguro com todos os protocolos necessários à proteção de usuários e colaboradores”, diz o comunicado conjunto das entidades. “Neste momento, no entanto, é imprescindível haver uma harmonização regulatória regional e um panorama claro para a indústria e, principalmente, para os usuários. O transporte aéreo requer planejamento detalhado de toda a logística a ser gerenciada. Por um lado, para garantir o mais importante, que é a segurança. Por outro, para atender os passageiros, que precisam de previsibilidade para confiar nas viagens novamente”, complementa.

As entidades reiteram a importância dos governos considerarem os trabalhadores do setor como essenciais para que sejam incluídos entre os grupos prioritários para receber as vacinas disponíveis contra a Covid-19.

Teste PCR é apontado como medida mais eficaz para a reabertura das fronteiras

Teste PCR é apontado como medida mais eficaz para a reabertura das fronteiras

As atuais restrições, segundo o comunicado, não apenas mantém em solo centenas de aeronaves, trabalhadores e passageiros, mas também afetam diretamente a conectividade e os benefícios socioeconômicos que este setor leva aos países. “Em nome da indústria, reiteramos a urgência do estabelecimento de uma comunicação transparente e fluida com o setor, que permita o planejamento necessário para o reinício das operações de forma estável”, dizem as entidades.

As associações concordam que é necessário reconquistar a confiança dos passageiros. Por isso, pedem a harmonização das medidas sanitárias e das recomendações. Destacam o papel fundamental dos testes PCR para que os governos possam re reabrir as suas fronteiras.

“O transporte aéreo tem se mostrado um meio seguro e que alimenta uma ampla cadeia de valor, incluindo, entre outros, turismo, serviços, comércio, construção, gastronomia e demais setores que geram empregos e bem-estar aos países e seus habitantes. Prestamos um serviço essencial e eficiente à população e ao transporte de insumos vitais, inclusive vacinas. Estamos preparados com múltiplos programas que harmonizam as medidas sanitárias para reconquistar a confiança dos usuários”, finaliza o comunicado.

Receba nossas newsletters